cobrança recorrente

Guia completo sobre o funcionamento e os benefícios da cobrança recorrente

Logo no início do mês você começa a receber as principais faturas a serem pagas. Muitas vezes, dependendo da sua rotina e necessidades, essas contas ficam acumuladas, com várias datas de vencimento diferentes entre elas. Complicado, não é mesmo?

Por isso, cada vez mais as pessoas têm optado por formas de conseguir uma melhor organização financeira e minimizar chances de atrasos e esquecimentos — uma delas é optar pela cobrança recorrente.

Esse modelo de pagamento está ganhando espaço nos negócios e, provavelmente, será adotado pela maioria deles nos próximos anos. Você já ouviu falar sobre isso? Neste conteúdo, vou explicar o que é a cobrança recorrente, quais são as empresas que já utilizam, a sua diferença para o pagamento parcelado, entre outros pontos importantes. Confira!

O que é a cobrança recorrente

Na verdade, você já deve conhecer o sistema de cobrança recorrente: ele é o modelo adotado por algumas empresas grandes atualmente, como Netflix e Spotify. Contudo, outras também têm a adotado, por ser altamente benéfica principalmente aos clientes.

Trata-se de um pagamento realizado como uma espécie de assinatura — você pode acertar os valores de forma mensal ou, em alguns casos, bimestralmente, semestralmente ou anualmente. Algumas empresas oferecem, nessa modalidade, a possibilidade de descontos em contratações maiores de tempo. Um exemplo é quem vai arcar com seis meses dos custos, então, recebe melhores condições.

A tendência é que essa modalidade se torne cada vez mais comum, sendo aplicada também em:

  • academias;
  • serviços que funcionem na modalidade de assinatura;
  • empresas da área educacional (colégios, faculdades, cursinhos);
  • assinatura de aplicativos etc.

Como funciona a cobrança recorrente

A cobrança recorrente normalmente é feita por meio de sistemas de cobrança online. As principais as empresas implementam essa solução em seus negócios e oferecem quatro métodos para tal fim, como veremos a seguir.

Boletos

O boleto, nesse caso, pode ser enviado à sua casa todo mês, por e-mail ou, então, em um aplicativo específico da empresa.

Carnê

Geralmente é uma opção utilizada em parcelamento de compras, no qual há uma previsão de fim do pagamento. Também pode ser utilizado em planos, quando é enviado o carnê para arcar com 12 meses de mensalidade, por exemplo.

Mensalidade

É utilizada na quitação de um plano, mas sem previsão de fim do pagamento, feita mensalmente, bimestralmente, semestralmente ou anualmente. Os valores podem ser alterados em caso de necessidade (ajustes personalizáveis ou durante período de manutenção) e é oferecida uma maior flexibilidade em caso de cancelamento do serviço.

Cartão de crédito

É utilizado quando ocorre o parcelamento de uma compra ou, então, na opção de cobrança de mensalidade direta no cartão. Facilita a vida da pessoa, por unificar os principais gastos em um mesmo lugar, promovendo a organização financeira.

Débito automático

Outra forma de pagamento bastante comum nessa modalidade é por meio do débito automático. Assim, no dia de vencimento do pagamento acerca do serviço prestado, o valor é cobrado diretamente em sua conta-corrente fornecida no ato de cadastro.

Entre as modalidades que listamos acima, a mais comum delas é a do cartão de crédito, por uma série de motivos importantes, tanto para a empresa quanto para o cliente:

  • evita que, por falta de planejamento, o cliente não tenha o valor em conta para o pagamento (no caso do débito automático);
  • minimiza-se o risco de esquecimento do pagamento do boleto ou do carnê, já que o valor será creditado no cartão de crédito;
  • a administradora do cartão de crédito paga o valor à empresa fornecedora do serviço, de forma que a resolução da dívida total será entre o cliente e a responsável pelo cartão;
  • facilita a integração nos sistemas de cobrança online das empresas.

As diferenças entre cobrança recorrente e parcelada

Bom, mas será que cobrança recorrente e compra parcelada são a mesma coisa? Afinal, ambas são cobradas mensalmente no cartão de crédito, não é mesmo? Em linhas gerais, entretanto, não se trata do mesmo método de pagamento. Vou explicar para que possa entender melhor!

Na modalidade recorrente, é adquirido um produto ou serviço contratado por um determinado período, como uma espécie de assinatura. O valor é cobrado em uma determinada data, todos os meses, sendo creditado em sua fatura. Sendo assim, não há um comprometimento do limite do seu cartão.

Já no pagamento parcelado, há a cobrança de um valor único, que será cobrado mensalmente, de acordo com o número de parcelas escolhido. Por exemplo, se você optou por uma cobrança de 12 meses por um serviço cuja mensalidade é R$ 100, o valor a ser creditado no seu cartão será de R$ 1200, parcelado em 12 vezes. Com isso, há um comprometimento do limite do cartão de crédito.

Sendo assim, a cobrança recorrente de um plano de internet é lançada todo mês, de forma que é preciso ter o limite liberado no seu cartão referente apenas ao valor mensal. Sem isso, ele não poderá ser cobrado e, aí, surgirão problemas com a sua conexão, tendo a velocidade reduzida.

Por que mudar para esse tipo de pagamento

Para você, cliente, esse tipo de pagamento é uma facilidade quando falamos em organização financeira. Afinal, centralizar as diversas cobranças que chegam todos os meses em um único lugar é uma forma de conseguir ter um melhor acompanhamento das suas despesas.

Quando as contas estão dispersas, tende-se a ocorrer maiores chances de gastar além do que deveria. Agora, se todos os seus gastos estão em um mesmo lugar, você pode conferir automaticamente o valor total e avaliar se é necessário conter as despesas.

Ao mesmo tempo, para as empresas essa é uma oportunidade incrível de facilitar a cobrança ao cliente final, oferecendo uma experiência diferenciada ao usuário do serviço. Isso porque cada vez mais as pessoas querem se relacionar com negócios que pensam nelas de forma personalizada e queiram tornar sua usabilidade facilitada.

Com uma maior satisfação, o consumidor tende a querer continuar mantendo o serviço contratado com a empresa escolhida, gerando o processo de fidelização — algo cada vez mais desejado pelos negócios, a fim de sair à frente dos seus concorrentes.

Além disso, como o pagamento é feito pela administradora do cartão de crédito, a partir do momento em que o valor é faturado no cartão do cliente, é assegurado o pagamento à empresa. Isso minimiza os riscos de inadimplência, que ocorrem em outras modalidades de pagamento. Sendo assim, todos saem ganhando e ficam satisfeitos.

Os benefícios da cobrança recorrente

O crédito recorrente consegue trazer uma série de benefícios para a sua vida pessoal. Podemos dizer que o maior deles é a facilidade em cuidar da sua gestão financeira. Então, vou aproveitar e trazer as principais vantagens sobre o tema a seguir. Veja só!

  • maior praticidade: você precisa pagar apenas uma única conta, a do seu cartão de crédito. Além disso, não deve se preocupar com a chegada de diversos boletos, já que basta acompanhar a sua fatura;
  • menor risco de esquecimento: ao ter tudo centralizado em uma única fatura, você não se preocupa com esquecimentos e, consequentemente, com o risco de ter o serviço cortado;
  • menos chances de ter o sinal reduzido: ao atrasar a sua conta de internet, você pode sofrer uma redução do sinal até que o valor seja acertado. Em um momento no qual o home office está em alta, devido ao isolamento gerado pela pandemia, é fundamental garantir que isso não ocorra;
  • data única de vencimento: gerenciar diversas contas que vencem em datas bem distintas pode ser uma tarefa consideravelmente estressante. Ao centralizar tudo em um único dia (o da sua fatura), você pode respirar aliviado, pois só precisará se preocupar com contas no dia do vencimento do cartão;
  • organização das finanças: é possível agendar o vencimento da sua fatura para uma data mais favorável à sua gestão financeira. Ao centralizar as contas em um único lugar e personalizando a data de pagamento, haverá uma melhor gestão do seu salário e as contas serão quitadas em dia;
  • limite do cartão não comprometido: uma preocupação comum ao optar pela cobrança recorrente é o consumo do limite do seu cartão de crédito, inviabilizando outras compras. Como já expliquei neste conteúdo, essa modalidade de pagamento não gera comprometimento do seu limite — algo diferente de uma compra parcelada. Com isso, você pode continuar com seu controle mensal e, ao mesmo tempo, realizar suas aquisições normalmente, sem estresse;
  • segurança: uma dúvida comum dos clientes é se, de fato, estamos falando de um sistema seguro. A resposta é sim. Essa dúvida é comum, pois seus dados ficam armazenados no sistema a fim de que seja feita a cobrança mês a mês. Mas não se preocupe! Os dados do seu cartão não serão disponibilizados com outras pessoas. Os bancos de dados dos clientes são protegidos pelos melhores e mais sofisticados protocolos de segurança da informação. Sendo assim, não estarão suscetíveis a ações de cibercriminosos..

Além disso, caso você cancele o serviço, não há com o que se preocupar, porque não será feita nenhuma cobrança abusiva. Apenas observe os casos nos quais há a incidência de multa por rescisão de contrato, devido à fidelidade presente em contrato. Nesse caso, o valor a mais cobrado pode ser relacionado a essa questão.

Exemplos de plataformas que utilizam a cobrança recorrente

A cobrança recorrente não é uma novidade no mercado. Ela já é bastante utilizada por plataformas e tem tudo para ser adotada por boa parte das empresas prestadoras de serviços.

Algumas das plataformas mais usadas em todo o mundo trabalham com essa forma de pagamento, incluindo aqui no Brasil, como:

  • plataformas de streaming em vídeo: é o caso, por exemplo, de Netflix, Amazon Prime e HBO Max, que disponibilizam um catálogo com séries e filmes (alguns exclusivos da plataforma), por meio de uma assinatura mensal;
  • plataforma de streaming de música e podcast: Spotify, Deezer, entre outros, que liberam um acervo de músicas aos seus clientes e tiram os anúncios entre os conteúdos para aqueles que pagam uma mensalidade. Outra facilidade da assinatura é permitir ouvir suas músicas offline;
  • clube de assinatura de livros: um exemplo é a TAG Livros, que envia mensalmente uma caixa com um livro elegido por uma curadoria, com brindes acompanhando o conteúdo;
  • assinatura de software em nuvem: o usuário adquire a licença de uso da solução em nuvem e paga um valor mensal para isso. É uma alternativa mais econômica à aquisição anual da licença. Afinal, você pode, depois de alguns meses, não querer mais utilizar o recurso, não perdendo um alto valor investido;
  • assinatura de jornais e serviços de mídia: alguns portais como Folha de S. Paulo, Estadão, entre outros, liberam o acesso ao conteúdo de notícias por meio de uma assinatura mensal;
  • serviços de envios de caixas e clubes de assinaturas: é parecido com o clube de assinatura de livros, em que a pessoa paga um valor por mês e recebe produtos que foram selecionados por curadores. Posso dar como exemplo os clubes de vinhos, cervejas, produtos de beleza, itens de papelaria, produtos para pets, entre outros;
  • bancos de imagens: utilizados na área de marketing, são outro exemplo de cobrança recorrente. Você paga um valor mensal e tem acesso aos conteúdos premium, com maior qualidade e sem marca d’água;
  • planos de saúde e seguros: atualmente as seguradoras oferecem a possibilidade do débito recorrente para o pagamento das mensalidades de planos de saúde e seguros de vida, automotivos, entre outros. Com isso, minimizam-se as chances de que você possa ter o serviço recusado devido a um esquecimento do pagamento;
  • mensalidade de academias: muitas empresas desse ramo também oferecem descontos àqueles que optam pelo débito recorrente. É uma forma de trocar a fidelização por benefícios para o cliente;
  • pagamento de serviços essenciais: algumas concessionárias e empresas fornecedoras de serviços essenciais, como água, luz, telefone, internet etc. oferecem a possibilidade de faturar o valor mensal no seu cartão de crédito. A Cabonnet, inclusive, já adotou essa possibilidade de pagamento.

Como aderir à cobrança recorrente

Diante de tantos benefícios para a sua rotina, você deve estar interessado em saber como aderir à cobrança recorrente, certo? Então eu vou falar sobre como optar por esse tipo de pagamento.

Em primeiro lugar, é importante que você possua um cartão de crédito que tenha limite para o valor da conta. É importante que o valor da mensalidade esteja liberado ao longo do mês ou, caso contrário, o custo não poderá ser faturado.

Então, por exemplo, se o limite do seu cartão for R$ 1000 e o valor da sua conta a ser paga seja R$ 199, você deverá limitar seus gastos mensais no cartão a R$ 801. Caso contrário, não será possível incluir o valor na fatura.

Após isso, pesquise quais são as empresas prestadoras de serviços que optam por cobrança recorrente. Como mencionei ao final do último tópico, a Cabonnet agora oferece essa possibilidade aos clientes. É uma forma de gerar maior praticidade e conforto em seu dia a dia financeiro e é uma opção para quem quer contratar provedor de internet novo para sua residência.

Caso você já seja um de nossos clientes e opte por outra forma de pagamento, deve entrar em contato com um de nossos consultores a fim de solicitar a troca em nossos sistemas de cadastro. Combinado?

Como trocar a forma de pagamento

O cliente Cabonnet pode realizar a troca da forma de pagamento de maneira simples, rápida e prática. Embora seja possível, não precisa ir em um ponto de venda físico, principalmente em um momento no qual precisamos priorizar o isolamento — devido à pandemia da COVID-19.

Você pode realizar a troca diretamente em nosso site, acessando a área do cliente. Por lá, terá o acesso a questões importantes da sua conta, podendo fazer alterações não só na modalidade de pagamento, mas também do seu endereço de cobrança, entre outros detalhes que possa vir a precisar.

Caso se sinta mais seguro, poderá fazer o processo também por telefone, com um de nossos atendentes. Você passará todos os dados por esse canal e o nosso consultor realizará a alteração necessária no seu cadastro.

Os diferenciais da Cabonnet

Além da cobrança recorrente, escolher a Cabonnet como o seu provedor de internet gera uma série de diferenciais importantes, tal como veremos a seguir. Acompanhe!

Internet fibra ótica

A conexão por fibra ótica é uma das melhores existentes atualmente. Isso porque ela pode alcançar uma velocidade muito maior do que as realizadas por fiações de cobre e outros modelos (rádio, satélite, entre outros). Assim, oferece uma qualidade de conexão muito melhor, bem como maior estabilidade.

Se você deseja estar na vanguarda da velocidade de conexão, é fundamental escolher um provedor de internet que oferece o que há de melhor e mais moderno no mercado para esse fim. E a Cabonnet pode ser sua aliada nisso!

Atendimento ao cliente

Não basta ter apenas uma boa infraestrutura de tráfego — é fundamental, também, ter um suporte adequado ao cliente em momentos nos quais seja preciso resolver alguma questão ou pendência. As principais que podem ocorrer são:

  • problemas pontuais de instabilidade e indisponibilidade gerados por períodos de manutenção de rede;
  • redução de velocidade gerada por atraso no pagamento da mensalidade;
  • lentidão sem causa aparente;
  • realização de alterações nos planos e combos;
  • dúvidas diversas etc.

Nesse contexto, a Cabonnet disponibiliza uma série de canais de modo que você opte por aquele que for o melhor, mais prático e confortável para a sua situação. Você pode entrar em contato com a gente pelos seguintes canais:

  • formulário em nosso site;
  • atendimento telefônico (SAC e Help Desk);
  • atendimento online (Facebook e via chat);
  • WhatsApp;
  • aplicativo Cabonnet;
  • lojas físicas.

Planos e combos de acordo com a sua necessidade

A Cabonnet tem diversos planos disponíveis às suas necessidades, tanto para apenas internet quanto para os combos com a TV a cabo. Tenho certeza de que, assim, você encontrará aquele que mais se adequa ao que precisa.

Mora sozinho e não tem uma demanda por uma conexão tão veloz? Tenho um plano para o seu perfil. Mora com muitas pessoas e algumas delas jogam constantemente? Também atendemos esse tipo de demanda. De quebra, ainda é possível contar com os melhores canais de TV para seu entretenimento.

Aplicativo próprio

Em um mundo cada vez mais acelerado e com tantas funções a serem realizadas todos os dias, é fundamental ter praticidade ao resolver as suas questões, não é mesmo? Pensando nisso, a Cabonnet criou um aplicativo próprio para os seus clientes.

Nele você poderá acompanhar os seus dados pessoais e realizar alterações quando necessário, com maior autonomia. Além disso, dá para acompanhar todo o processo de pagamento, avaliando o dia em que a cobrança recorrente será cobrada em seu cartão, por exemplo.

Quer trocar o tipo de plano atual e dar um upgrade, caso seja necessário? Você pode fazer isso diretamente em seu aplicativo, sem maiores problemas. Isso tudo de forma prática, eficiente e com apenas um toque. Ou seja, você terá em suas mãos uma empresa de confiança e moderna para fornecer uma conexão de internet de qualidade e eficiente.

Ao chegar até aqui, você viu que a cobrança recorrente é uma opção para aqueles que querem melhorar a sua gestão financeira pessoal e diminuírem as chances de ficar sem serviços importantes, como internet, luz, telefone, entre outros. Essa forma de pagamento é segura e será cada vez mais implementada pelas empresas. A Cabonnet, assim, sai à frente e oferece o que há de mais moderno e eficiente para seus clientes.

Essa tendência de pagamento já se provou altamente eficaz por grandes plataformas e outros serviços, que se consagraram justamente pela facilidade no consumo e na cobrança recorrente. A segurança dos dados garantida também é um motivo a mais para que você confie na modalidade e otimize suas finanças, com mais organização e comodidade.

Gostou deste conteúdo? Tirou suas dúvidas sobre a cobrança recorrente? Então, compartilhe este post com sua rede de amigos nas redes sociais! Afinal, essas informações podem ser úteis para eles também.

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.