como fazer download mais rápido

Como fazer download mais rápido: 4 dicas práticas

Você pode ter uma velocidade de conexão ideal para sua residência e ainda enfrentar alguns problemas ao baixar arquivos. Mas como isso é possível? Quando você faz um download, está aumentando a demanda da sua banda momentaneamente. Se há outros serviços operando ao mesmo tempo, gera-se um gargalo e tudo fica mais lento.

Se você tem urgência em ter aquele arquivo, ou se não quer estender essa ação por muito tempo, então continue lendo. Vamos mostrar 4 dicas de como fazer download mais rápido e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.

1. Desconecte-se de outros serviços de internet

Pense no seguinte: a sua banda de internet é como a porta da sua casa. Se uma pessoa entra sozinha, ela consegue passar tranquilamente, sem gargalos e problemas. Se você e mais uma pessoa entram ao mesmo tempo, isso pode dificultar um pouco. Agora, pense se 10 pessoas tentam passar por ali ao mesmo tempo, há um gargalo, não é?

Ocorre o mesmo com a sua banda. Se você está, por exemplo, fazendo o download e há outras pessoas jogando, ouvindo música, fazendo videochamada, entre outros, há uma série de dados que precisam passar simultaneamente para chegarem ao seu modem. Isso gera lentidão e gargalo.

Por isso, se há urgência no download, o ideal é que você desconecte os demais serviços e dispositivos. Assim, mais rapidamente a conexão voltará ao normal.

2. Desligue serviços de streaming

Os serviços de streaming consomem consideravelmente a sua banda de internet, devido à alta qualidade da imagem. Por isso, se você estiver assistindo a um filme ou série, o seu download poderá ficar bem mais lento.

Caso você queira acelerar esse tempo para baixar o arquivo, desligue momentaneamente todos os serviços de streaming — tanto em seu computador quanto nas Smart TVs e consoles. Após o término, você poderá voltar, sem maiores problemas.

Powered by Rock Convert

3. Use programas específicos para download

Há uma série de programas específicos para realização de downloads que podem auxiliar a reduzir o tempo para obter o seu arquivo. Por exemplo, o uso de softwares para torrent é uma opção bem interessante.

Isso porque essa modalidade de download funciona da seguinte forma: a solução divide o seu arquivo em partes e baixa daqueles usuários que tenham uma melhor velocidade de conexão, bem como também observa quem são os maiores “seeders”. Assim, caso a pessoa que está fornecendo aquela parte caia, há maiores chances de um outro usuário continuar fornecendo o download, de forma a não paralisar o seu download.

4. Evite os horários de pico

Outro ponto que pode interferir na velocidade de download é utilizar o horário de pico da rede. Para isso, vamos a uma analogia simples, para você entender como isso interfere na velocidade para baixar arquivos.

Pense em uma estrada, dirigindo um carro. Se você está sozinho nela, sem outros motoristas próximos, você consegue alcançar a velocidade máxima, sem maiores problemas. Agora, pense em uma estrada congestionada: você não conseguirá alcançar o máximo possível, não é mesmo?

Sua internet funciona da mesma forma. Para que os dados cheguem até a sua máquina, é preciso que as vias estejam devidamente desocupadas, ou seja, com um menor número de usuários utilizando-a naquele momento.

No Brasil, segundo estudos, a internet fica mais lenta entre as 18 e as 23 horas, pois é o horário de lazer das pessoas. Porém, durante o período da pandemia, no qual muitas pessoas estão trabalhando home office, esse horário pode ser durante o dia. Portanto, fique atento — se as taxas estiverem abaixo do esperado, você pode testar um outro horário.

Saber como fazer um download mais rápido é ótimo para não prejudicar a sua experiência de rede, bem como sua expectativa sobre o arquivo. Por exemplo, se você quer baixar um game que está doido para jogar, aplique essas dicas e veja o resultado!

Gostou das dicas? Então, confira outras imperdíveis em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.