como melhorar o sinal de wifi

Saiba como melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa

A conexão Wi-Fi é uma das mais utilizadas nas residências atualmente. Afinal, estamos falando de um meio no qual as pessoas podem se conectar à rede com qualquer dispositivo que conte com essa tecnologia, sem a necessidade da utilização de fios.

Porém, muitas vezes, alguns fatores podem fazer com que o sinal oscile, fique ruim ou entregue uma velocidade bem abaixo do que deveria.

A seguir, mostraremos algumas dicas para melhorá-lo para conseguir um bom sinal na casa toda. Boa leitura!

Escolha o local correto para o roteador

Você sabia que o local do roteador pode influenciar diretamente a qualidade do sinal Wi-Fi? Pois é, não é possível posicioná-lo de qualquer forma, pois há interferências que podem ocorrer, dependendo da disposição que você optar.

O ideal é que o roteador fique na posição mais alta e central da casa, com o mínimo de influência de paredes e obstáculos físicos. Isso porque o sinal se propaga para baixo e para os lados. Caso encontre alguma barreira, ele não chegará, com toda sua potência, nos demais cômodos.

Ficou com alguma dúvida? Então confira nosso vídeo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Usar repetidores de sinal

Caso você tenha uma casa grande, uma opção é utilizar os repetidores de sinal para manter a conexão em toda a residência, com qualidade, sem grandes oscilações. Isso porque, muitas vezes, as barreiras físicas não são possíveis de serem transpostas (por exemplo, casas de dois andares, arquitetura com diversas paredes entre cômodos, necessidade de conexão no quintal entre outros).

Os repetidores de sinal, assim, têm a função de fazer com que o sinal, que não chegaria em todos os cômodos com boa potência com o uso de um único roteador, consiga ser levado em toda a residência, sem maiores problemas.

Powered by Rock Convert

Uma alternativa é o uso da rede mesh. Diferentemente do uso de repetidores de sinal, trata-se da criação de diversas redes dentro da residência, de uma forma que o usuário não perceba a transição entre elas ao caminhar pela residência, oferecendo sinal na casa toda e com a vantagem de uma conexão estável, o que não acontece apenas com o uso do roteador. Muito bom, não é?

Proteger a rede contra acessos de estranhos

A sua velocidade de internet pode estar mais lenta devido à presença de pessoas conectadas em sua rede. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando seus vizinhos descobrem sua senha e utilizam sua rede.

Além disso, cibercriminosos podem acessar sua conexão para causar malefícios e, assim, prejudicar a qualidade da sua internet.

Para evitar esses problemas, é importante garantir a segurança por meio de senhas fortes, difíceis de serem descobertas, assim como contar com um antivírus eficiente em suas máquinas.

Evitar problemas de interferência de frequências

Outro ponto que costuma causar problemas no seu sinal Wi-Fi são as interferências causadas por outros aparelhos que rodam na mesma frequência do seu roteador (2.4 GHz). Alguns exemplos são:

  • microoondas;
  • telefone sem fio;
  • babá eletrônica;
  • dispositivos bluetooth.

Por isso, é importante que o seu roteador não esteja próximo deles, para evitar esse tipo de problema. Caso não seja possível, uma solução é contar com um aparelho dual band, no qual você poderá utilizar a frequência de 5 GHz e, assim, não ter problemas.

Com essas dicas, você consegue ter sinal na casa toda, oferecendo comodidade, praticidade e rede de qualidade. Mas não se esqueça de que além de saber como melhorar o sinal de Wi-Fi, é importante contar com um provedor de qualidade.

Entre em contato e conheça nossos planos! Temos certeza de que teremos o ideal para você!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.