Computador com vírus

Computador com vírus: como identificar e o que fazer para evitá-los?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que navegam na internet hoje é como identificar um computador com vírus e quais os reais riscos disso. Afinal, muitos malwares não afetam o funcionamento da máquina, mas podem estar roubando seus dados.

Nos primórdios da internet, nós tínhamos os crackers, que eram hackers focados em quebrar coisas, tirando servidores e computadores do ar por diversão. O problema é que, com a evolução da internet, o foco dos cibercriminosos mudou pro lucro por meio de crimes virtuais.

Um acesso não permitido à sua máquina pode servir pra aplicar vários golpes, desde transações bancárias não autorizadas até chantagens envolvendo fotos pessoais. Por conta disso, você precisa conhecer as complicações possíveis e evitá-las o máximo que puder. Te conto mais logo abaixo!

Quais os riscos dos vírus

Como dito, o foco dos hackers mudou, e existem grupos completos de cibercriminosos buscando o lucro fácil na internet. Pra isso, eles fazem uso dos vírus, que são pequenos programas de computador criados pra roubo e transmissão não autorizada de informação.

Existem os mais variados tipos de vírus circulando nas redes, sendo que a chamada “infecção” de uma máquina pode se dar de maneiras diversas. As mais comuns são:

  • e-mail — abertura de arquivos suspeitos enviados por desconhecidos;
  • softwares piratas — programas de computador sem licença obtidos de forma ilegal na rede;
  • sistemas operacionais não atualizados — permitem o acesso remoto do hacker, que instala o vírus ou vasculha as pastas;
  • downloads em sites suspeitos — programas baixados de forma automática em páginas suspeitas.

Como identificar um computador com vírus

Existem várias formas pra identificar um computador com vírus, sendo que algumas são sinais claros. Caso o seu PC esteja apresentando qualquer um dos seguintes sintomas, é preciso utilizar um antivírus o mais rápido possível.

Aparecimento de pop-ups e banners

Ao navegar na internet, topamos, várias vezes, com pop-ups e banners. Isso é algo normal, porém, quando essas propagandas começam a aparecer diretamente em sua área de trabalho, o significado é um só: sua máquina foi infectada.

Powered by Rock Convert

Qualquer tipo de banner ou pop-up que apareça fora do contexto do navegador pode ser um indício claro de infecção, sendo necessário realizar a varredura do antivírus.

Envio desordenado de e-mails

Seus amigos e conhecidos estão recebendo e-mails seus sem que você os mande? Uma dica de segurança é verificar não apenas a caixa de entrada de seu e-mail, mas também os enviados.

Alguns vírus podem acessar a sua conta e realizar disparos automáticos. Um exemplo é quando os criminosos se passam por você pra pedir dinheiro a seus amigos. Superprejudicial pra sua imagem, não é? Quando você descobrir o golpe, já pode ser tarde demais.

Lentidão

Por fim, tem a famosa lentidão. Ela acontece não porque o vírus está programado pra causá-la, já que, na maioria dos casos, ele busca passar despercebido. O problema é que sua máquina começa a ter muito o que processamento, já que deve executar seus programas e o vírus ao mesmo tempo.

Mas preciso destacar aqui que nem sempre a lentidão está ligada à existência de um vírus. O problema pode ser apenas o hardware ou a falta de atualização de software. Em todo o caso, uma mudança brusca de desempenho pode ser um indício pra necessidade de realizar a varredura do antivírus.

Como evitar uma contaminação

Para evitar dores de cabeças com infecções por vírus, o melhor a se fazer na internet é se proteger, sendo cuidadoso acerca de sua navegação e ações no computador. Algumas dicas são:

  • acesse sites seguros;
  • não clique em links duvidosos;
  • não instale softwares pirateados;
  • não baixe anexos de e-mails de desconhecidos;
  • invista em um antivírus;
  • utilize bloqueadores de anúncios, como o Adblock;
  • conte com um bom provedor de internet.

Um computador com vírus é uma ameaça à sua família, sendo fundamental manter o controle de navegação, pra evitar qualquer situação desagradável, como o roubo de dados e a chantagem por hackers.

Está sofrendo com internet lenta? Leia nosso post sobre os fatores que podem contribuir para uma internet lenta e como resolver o problema!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.