história da Netflix

Conheça a história da Netflix e descubra por que ela é inspiradora

Você já pensou sobre como gigantes do mercado surgiram? Quais são as suas histórias? O que fizeram elas se tornarem o sucesso que são hoje? Questões como essas são fundamentais até mesmo como inspiração para a possibilidade de começar o seu próprio negócio.

Entre as empresas que revolucionaram o mundo moderno temos o exemplo da Netflix. Ela é, atualmente, o maior serviço de streaming do mundo — e temos certeza de que você a conhece, não é mesmo?

Neste post, vamos falar mais sobre a história da Netflix e como ela pode ser inspiradora. Continue a leitura e confira!

Como surgiu a Netflix?

A história da Netflix começou muito antes do que muitas pessoas imaginam. A empresa foi fundada em 1997, quando as locadoras ainda eram um negócio forte no mundo — na época, o DVD estava em seus passos iniciais para ser popularizado.

A ideia era ser um serviço online de locação de filmes. No site (já chamado de Netflix), era possível solicitar DVDs de locação, que chegavam às residências das pessoas. Em 1999, foi lançado um serviço de assinatura mensal, no qual era possível fazer uma locação ilimitada de DVDs. O usuário solicitava a lista desejada e, de acordo com que devolvia os títulos, novos eram enviados.

As ações da Netflix começaram a ser negociadas na Nasdaq a partir de 2002. Diante disso, a empresa conseguiu levantar US$ 82,5 milhões na época. Isso ofereceu capital para que fosse possível investir no desenvolvimento de novas soluções. A principal delas — e a que conhecemos hoje — foi o lançamento do serviço de streaming, em 2007. Seis meses depois, os seriados e filmes na plataforma já somavam mais de 10 milhões de visualizações.

Com seu crescimento, a empresa passou a buscar parcerias para tornar possível a transmissão em outros dispositivos, como smartphones, tablets, entre outros. Em 2010, iniciou um processo de expansão para ter participação em outros países, chegando no Brasil em 2011.

Em 2013, a Netflix começou a investir nas produções próprias, que geraram, até mesmo, indicações ao Oscar. Em 2020, por exemplo, foram duas indicações para melhor filme: “O Irlandês” e “História de um Casamento”.

Quais são os principais diferenciais da Netflix?

Se pensarmos bem, estamos falando de uma gigante que cresceu rapidamente — afinal, o serviço de streaming tem apenas 13 anos. Isso ocorreu, principalmente, devido aos diferenciais do serviço. Veja os principais a seguir.

Tipo de pagamento

A possibilidade do pagamento recorrente é uma ótima forma de conseguir manter os clientes sempre na plataforma, gerando facilidade para a manutenção da assinatura. Neste caso, o valor sempre é faturado de forma segura, em um determinado dia do mês, no cartão do cliente, de forma que ele não precisa ficar se preocupando com renovações mensais.

Tipo de serviço oferecido

O pioneirismo e a oportunidade aproveitada para conquistar um mercado que ainda estava surgindo (streaming de filmes e séries) colocou a Netflix em destaque no mercado. Mesmo que diversos outros tenham surgido posteriormente (Amazon Prime Video, Google Play, entre outros), eles só se inseriram em um mercado que já era hegemônico da Netflix.

Tipo de atendimento

O atendimento ao cliente, assim como a comunicação nas redes sociais, é um diferencial incrível da Netflix. Isso porque ela é totalmente focada na satisfação do cliente, direcionando suas ações para promover uma maior atração do consumidor final. Isso é fundamental, principalmente, em um período no qual o cliente está no centro dos processos.

Como usar o diferencial de pagamento da Netflix a seu favor?

O pagamento recorrente, aplicado pela Netflix, é uma vantagem incrível para os clientes, que não precisam se preocupar com pagamento de boletos mensalmente, uma vez que as mensalidades são faturadas no crédito. Afinal, o que é melhor: pagar diversas contas ou apenas uma (a do cartão) no final do mês?

Se quer praticidade, observe quais empresas de serviços também trabalham com essa forma de pagamento e veja como isso pode ser positivo para suas contas mensais. Essa alternativa também traz mais segurança, pois é possível acompanhar o faturamento diretamente nos seus aplicativos bancários.

Interessante a história da Netflix, não é? Com certeza, ela é inspiradora para muitos empreendedores. Então, que tal compartilhar o conteúdo com seus contatos nas redes sociais?

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.