internet cai quando chove

Sua internet cai quando chove? Entenda quais as causas e o que fazer

Você já deve ter sentido a frustração de começar a assistir a um vídeo na web e se deparar com o eterno ícone de carregamento, ou pior: com o joguinho do T-Rex, não é mesmo? Se a sua internet cai quando chove, o aborrecimento se torna ainda maior.

Será que existe uma relação entre o clima e as quedas de internet? Qual seria a razão? Vamos falar sobre isso ao longo deste post. Continue com a leitura e entenda o que você pode fazer nesses casos!

Quais são os tipos de internet?

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, existem tipos muito variados de internet. A conexão via rádio, por exemplo, serve como uma alternativa para lugares onde a banda larga cabeada não chega — tendo custos menores que a fibra ótica.

A via cabo, por sua vez, faz uso de cabos coaxiais. Aqui, a tecnologia é a mesma usada para fornecer serviços de TV por assinatura. Já a fibra ótica tem conexão mais rápida e estável, contando com condução de dados convertidos em luz.

Quais são os possíveis fatores atrelados à perda de conexão quando chove?

Alguns fatores ligados à chuva provocam interferência na conexão, como descarga elétrica e umidade — afetando, principalmente, emissão e recepção da internet via sinais de rádio (antena). Isso faz com que a experiência de navegação se torne mais instável e falha.

A razão é simples — a onda é propagada pelo ar e está sujeita à influência das condições climáticas e “obstáculos” como as chuvas. Não há muito o que fazer além de esperar o tempo mudar e planejar os acessos prevendo a instabilidade do clima.

Powered by Rock Convert

A internet pode ficar lenta com as tempestades?

De forma geral, as chuvas não representam problemas em conexões cabeadas. Ainda assim, tempestades intensas provocam quedas de energia e sempre podem representar problemas à infraestrutura do cabeamento.

O que fazer nesses casos? Aqui, a comunicação do problema à empresa é uma das poucas ações possíveis. Dependendo do atendimento e da apuração da informação, você passa a conhecer as causas do problema.

Existem outras razões para as conexões cabeadas serem afetadas?

Chuvas provocam problemas em lugares que permitem infiltração. Isso não afeta apenas a internet, tendo em vista que a água se infiltra e atravessa vários materiais, estruturas e paredes, chegando a vários lugares da casa.

Nesses casos, não há muito o que a empresa de internet possa fazer. A prioridade, então, é descobrir a origem da infiltração.

Se a sua internet cai quando chove, a razão geralmente está relacionada à tecnologia via rádio. Ainda assim, isso vai variar de acordo com a região do país em que você reside, assim como a empresa contratada.

Não se esqueça de que as quedas de sinal podem ter vários motivos além do clima, como sobrecarga no roteador, dispositivos com pouco alcance de rede, drivers sem atualização, interferência de telefones sem fio e por aí vai.

O que acha de melhorar sua conexão? Então, entre em contato com a gente e garanta a parceria de quem tem tecnologia para promover uma boa experiência!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.