Internet de fibra óptica

Internet de fibra óptica e internet comum: quais são as principais diferenças?

A internet se tornou indispensável na vida das pessoas, não é? Seja para consumir um produto, seja para ver uma notícia ou, simplesmente, retomar uma conversa com um amigo, o uso das redes é importantíssimo e conhecer as diferenças entre internet fibra óptica e internet comum pode pesar na hora de fazer a escolha.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Vou contar mais ao longo do post, em que listei os principais pontos que diferenciam os dois modelos de conexão e qual é a melhor escolha para você. Vamos lá?

Como os modelos de internet funcionam?

As conexões comuns são feitas por cabos UTPs, contando com vários fios condutores e tendo sua origem no cabo coaxial. A proteção é feita em um revestimento de PVC, sendo traduzido como “Par Trançado Não Blindado”.

A fibra óptica funciona de uma forma um pouco diferente. O que isso significa? Na prática, que os dados são transmitidos por meio da refração de luz. Com uma origem mais inusitada, a tecnologia mostrou as caras pela primeira vez no universo da medicina.

Aqui, a luz cruza o núcleo de vidro, e a capa, assim como no UTP, é feita de PVC. A grande diferença está na casca, composta de vidro ou plástico, e no elemento estrutural que pode ser feito de Kevlar, fibra usada em coletes à prova de bala.

Quais são as diferenças entre a internet de fibra óptica e a comum?

Se a fibra óptica surgiu para ajudar em diagnósticos dentro do corpo, o uso original para o UTP é completamente diferente e foi projetado, originalmente, para voz. Por essas razões, existem algumas diferenças, como você vai ver.

Estrutura

Você já deve ter visto um UTP alguma vez. Usados como cabos telefônicos nos anos 90, sua estrutura evoluiu e chega a transmitir ondas de 500 MHZ nas versões mais modernas, com um tipo de cabeamento voltado para evitar interferências.

Já a fibra ótica conta com uma estrutura fina e muito transparente, dispondo de uma capa de material reflexivo por onde os dados passam. O ponto forte, aqui, é a capacidade de enviar sinais luminosos, transmitindo com mais qualidade do que um cabo elétrico tradicional.

Velocidade de transmissão

A velocidade de transmissão é uma das características que contam a favor da fibra óptica. Isso porque a tecnologia chega a entregar uma conexão de 10 Gbps, sendo a alternativa mais rápida para a conexão na web.

A modalidade UTP entrou para o mercado, originalmente, com capacidades entre 4 e 16 Mbps, popularizando versões mais novas, que chegam aos 100 Mbps. O segredo da fibra ótica é a possibilidade de envio de quantidades altas de informação em feixes maleáveis.

Na hora de escolher o modelo mais adequado para você, entender as diferenças entre internet fibra óptica e internet comum é importantíssimo. Procure avaliar sua necessidade de velocidade e demanda por qualidade de conexão ao fazer a contratação.

Se você ainda não sabe por onde começar na hora de melhorar sua conexão, a Cabonnet conta com várias opções de planos e combos. A empresa usa tecnologia de ponta, sem abrir mão da proximidade e do bom atendimento.

E você? Que tal mudar a sua experiência com internet em parceria com quem pode oferecer esse serviço com qualidade? Então, não deixe de visitar o site da Cabonnet!

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.