internet lenta

Quais são os fatores que contribuem para uma internet lenta?

Em um mundo cada vez mais conectado à web, a internet lenta inviabiliza o andamento de diversas atividades. Nessa situação, realizar chamadas em vídeo, jogar online, transferir ou receber arquivos e navegar em sites de entretenimento pode se tornar algo extremamente irritante.

A boa notícia é que esse tipo de dor de cabeça pode ser facilmente evitado quando conhecemos os problemas que mais ocasionam lentidão em uma rede. Para ajudar você a solucionar essa questão, vou apresentar alguns dos diagnósticos mais comuns da perda de velocidade.

Continue a leitura e entenda se algum deles pode estar interferindo na sua conexão!

Quais as principais causas de uma internet lenta?

São inúmeros os elementos que interferem negativamente na qualidade de um sinal de internet. Por isso, separei os principais deles para você conferir se é o seu caso. Vamos lá?

Tipo de conexão

O primeiro aspecto que pode dizer muito sobre a velocidade de uma internet é o tipo de conexão utilizada. Hoje, existem quatro modelos de conexões no Brasil:

  • DSL;
  • cabo;
  • fibra óptica;
  • rádio.

Dentre essas opções, o cabo e a fibra são as mais rápidas, sendo que a última se destaca por sua estabilidade. O problema é que elas, geralmente, custam mais caro, e não estão disponíveis em todas as regiões do país.

A internet via rádio, por exemplo, apesar de mais lenta, é bastante utilizada no interior, devido à maneira como a transmissão de dados é realizada. Então, a resposta para o desempenho da sua rede pode estar no tipo de conexão contratada.

Congestionamento no local de internet

Outra justificativa comum para uma internet lenta é o fato de muitas pessoas estarem usando o mesmo sinal. Quanto maior o número de conectados a uma única rede, maiores são as chances de causar um congestionamento.

Imagine uma família de cinco pessoas. Se todos utilizam os serviços de internet ao mesmo tempo, sobretudo, para atividades que consomem muitos dados, a velocidade da internet local naturalmente fica menor. Afinal, o sinal é dividido entre todos os seus usuários.

Sites muito visitados

Sua internet está na velocidade contratada, mas ainda assim você enfrenta problemas de lentidão? Saiba que, em alguns casos, o problema é externo.

Nesse cenário, a origem da internet lenta talvez esteja em quem oferece o serviço que você busca acessar. Sites muito visitados, por exemplo, podem ter o seu servidor sobrecarregado e, consequentemente, apresentar baixa velocidade.

A dica para driblar esse obstáculo é utilizar aquele serviço fora do horário de pico. É o que costuma acontecer, por exemplo, com jogos online.

Presença de vírus

Outro fator muito comum que gera o problema de internet lenta, e também não está diretamente relacionado com o sinal da conexão, é a presença de vírus ou malwares instalados na máquina. Esse tipo de situação é bem comum e prejudica a navegação e o processamento interno.

Powered by Rock Convert

Para evitá-la, basta manter um antivírus sempre ativado em seu equipamento, protegendo a conexão de ações mal intencionadas como essas. Caso seu dispositivo já esteja infectado, uma opção é levá-lo até um técnico para a formatação.

Roteador inadequado

Quando o assunto é internet lenta, um dos motivos mais comuns por gerar a perda de velocidade, é o uso de um roteador inadequado ou ultrapassado, que não é capaz de lidar com a velocidade atual do link de web. Nesse caso, independentemente do plano contratado, o equipamento que distribui o sinal em sua casa ou empresa deve ser compatível com a potência e as características da rede.

Se você contratou um serviço de alta performance, mas adquiriu um roteador com baixa capacidade de receber dados e entregar um sinal forte, provavelmente, estará desperdiçando boa parte dessa conexão. O ideal é fazer a troca por um dispositivo mais moderno e de padrões adequados, que garanta a qualidade de sinal em velocidades maiores.

Roteador no lugar errado

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a posição em que o roteador é instalado no ambiente é capaz de interferir muito na obtenção de um sinal rápido ou não. Isso porque a rede Wi-Fi sofre alterações em virtude de obstáculos físicos presentes no local.

Nesse caso, se o aparelho é instalado na sala, é possível que nos quartos ou áreas de lazer não tenha a mesma qualidade na troca de dados. Logo, para que nenhuma área da casa fique prejudicada, é recomendável estudar bem o local e identificar o melhor ponto de instalação do seu equipamento.

Lembre-se de que uma parede ou objetos de grandes proporções podem criar zonas fantasmas, onde há a completa ausência de sinal.

Repetidor inadequado

Os repetidores consistem em um excelente alternativa para distribuir bem o sinal Wi-Fi na sua casa. No entanto, a qualidade dessa ferramenta pode dizer muito sobre a ampliação de sinal.

O raciocínio é que não adianta ter um roteador com tecnologia de ponta e comprar um repetidor baratinho, pois ele emitirá uma conexão de baixa velocidade. Portanto, sempre aposte nos equipamentos com atributos satisfatórios.

Como resolver o problema de internet lenta?

Para se certificar de que tudo está funcionando devidamente bem, um dos passos importantes é entrar em contato com o provedor de internet, a fim de que seja feito um diagnóstico na sua casa.

Dessa forma, o profissional vai identificar os reais problemas de conexão lenta e entender quais são as melhores soluções disponíveis para aquele contexto. Uma assistência especializada em internet fornecerá o apoio de que você precisa para aumentar a eficiência da sua rede.

Nada melhor do que ser orientado por quem já tem expertise na área para apontar os pontos negativos e o que deve ser corrigido para alcançar o resultado desejado.

Infelizmente, a infraestrutura de rede em nosso país não oferece a qualidade ideal para todos. Na verdade, boa parte da população sofre com uma internet lenta e instável. Portanto, mais do que contratar um bom provedor, é fundamental conhecer boa parte dos possíveis problemas e, assim, garantir um sinal satisfatório.

Gostou das dicas? Agora que você entendeu melhor como resolver problemas de internet lenta, aproveite para ficar por dentro das melhores ferramentas de conexão com a web no site da Cabonnet!

Powered by Rock Convert

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.