internet fibra óptica

5 vantagens da internet fibra óptica

Atualmente, a internet é algo indispensável em nossas vidas. Tanto para o trabalho quanto para o lazer, contar com um bom acesso à rede é essencial para realizarmos nossas atividades.

Existem vários modelos de conexão, como cabo, DSL e rádio, mas o que mais se destaca dentre essas possibilidades é a chamada fibra óptica, devido à velocidade que ela entrega em relação às demais opções.

É sobre ela e suas vantagens que vamos tratar ao longo deste post. Continue a leitura e saiba mais!

A internet por fibra óptica

Diferentemente dos cabos comuns utilizados para a transmissão de dados, trançados e coaxiais, que são feitos de cobre, material altamente condutor, a fibra óptica trabalha com cabos revestidos internamente com camadas de refração, tendo como material principal o vidro.

As informações não são transmitidas por meio de sinais elétricos como nos cabos comuns, mas por impulsos de luz, sendo necessário usar dois “tradutores” em cada ponta do cabo para interpretar esses sinais para a linguagem de máquina.

A luz viaja muito mais rápido que a eletricidade, o que faz com que essa tecnologia seja capaz de entregar uma internet muito mais eficiente em relação aos modelos tradicionais e mais utilizados no mercado hoje.

As vantagens da fibra óptica

Reunimos, a seguir, algumas das principais vantagens desse tipo de conexão em relação aos modelos comuns.

Powered by Rock Convert

1. Maior capacidade de transmissão

A velocidade de transmissão da fibra óptica pode chegar a uma quantidade muito mais alta de Tb/s (terabits por segundo), o que faz com que ela seja muito mais rápida e tenha maior capacidade de envio e recebimento de dados — ideal para locais onde muitas pessoas precisam estar conectadas ao mesmo tempo.

2. Maior potência do sinal

Por ter maior capacidade de transmissão, você terá a sensação de que a qualidade do sinal no roteador é melhor, já que a conexão com a internet não sofre nenhum tipo de interferência.

3. Proteção contra interferências eletromagnéticas

A fibra não utiliza sinais elétricos, e sim impulsos de luz. Dessa forma, ao longo do cabeamento, por mais que existam pontos de interferência eletromagnética, as transmissões não serão afetadas de nenhuma maneira, garantindo a qualidade da conexão.

4. Transmissões mais seguras

A captura de dados durante uma transmissão é muito mais complicada, pois não se trata de sinais elétricos sendo trocados dentro do cabeamento, e sim impulsos de luz, evitando, assim, o vazamento de informações.

5. Melhor custo-benefício

Mesmo que o valor de contratação seja mais alto que uma internet comum, a fibra tem um custo-benefício bem melhor, uma vez que você poderá contar com uma conexão muito mais estável e com alta velocidade de troca de informação.

O provedor ideal

Diversos provedores disponíveis no mercado oferecem serviços de conexão à internet, mas muitos deles podem não garantir a qualidade esperada por você na hora da contratação.

O ideal é fazer uma pesquisa, consultar consumidores e entender exatamente qual é o serviço prestado pelo provedor e verificar suas garantias e suporte. Dessa forma, você escolhe o serviço que atenderá melhor as suas expectativas, garantindo uma internet por fibra óptica de qualidade.

Ajude seus amigos a contar com uma boa conexão à internet! Compartilhe este post em suas redes sociais!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.