limpar o cache do navegador

Saiba como limpar o cache do navegador para navegar mais rápido

Você tem problemas para carregar as páginas na web? Saiba que pode ter relação com muitos aspectos, além da qualidade da internet. Uma das formas de contornar isso é aprender a limpar o cache do navegador.

Você já vai entender a razão pela qual a limpeza é tão importante. Vou explicar, neste post, o que é o cache, qual é a razão por que deve ser limpo, como fazer isso e alguns outros pontos importantes. É só continuar a leitura!

O que é o cache do navegador?

O cache é o armazenamento usado para carregar as páginas sem precisar, necessariamente, puxar os dados da web. O uso é temporário e serve para exibir os sites mais rapidamente.

Os arquivos não são um problema. Ao carregar parte dos dados a partir da memória dos dispositivos, você passa a depender menos da qualidade da conexão. O erro surge quando há excesso de cache. Você vai entender mais sobre isso no próximo tópico.

Por que limpar o cache do navegador?

O excesso de cachê prejudica a performance do sistema. Qual é a razão disso? Na prática, ao armazenar muitos arquivos, uma boa fatia da memória do dispositivo é ocupada. Não só isso — as próprias aplicações que usam o recurso se tornam mais lentas. Esse é o caso dos navegadores.

O mesmo acontece com os aplicativos mobile das redes sociais. Para salvar imagens de contatos, propagandas e vídeos, os apps se utilizam do cache. Se você usa muitas redes no smartphone, vários megas são ocupados diariamente.

Powered by Rock Convert

Como fazer essa limpeza?

O lado positivo da maior parte dos apps é a possibilidade de apagar o cache ao perceber que está atrapalhando o desempenho dos browsers. As formas de fazer isso variam, como você vai ver.

Google Chrome

O processo para limpar o cache do Chrome é bem simples. Basta ir no canto superior direito, onde tem três pontos enfileirados verticalmente. Em seguida, clique em “Mais ferramentas”, “Limpar dados de navegação” e marque “Imagens e arquivos armazenados em cache”. Depois, vá em “Limpar dados”.

Mozilla Firefox

O procedimento no Firefox é parecido. Você vai precisar clicar no menu “hambúrguer” no canto direito e ir em “histórico”, no ícone de relógio. Depois, marque a opção de “cache” e clique em “limpar agora”.

Microsoft Edge

No Edge, você pode fazer o procedimento por um atalho no teclado. Basta teclar “Ctrl, Shift e Del” simultaneamente. Quando aparecer uma tela na direita, marque “Dados e arquivos armazenados em cache”. Em seguida, vá em “limpar”.

Se você está enfrentando lentidão no seu browser, principalmente após algum tempo de uso, pode ser sinal de que você precisa limpar o cache do navegador. Embora cada um tenha uma forma específica de fazer isso, o processo costuma ser simples.

Existem outros pontos que contribuem para a estabilidade e a velocidade. O provedor de internet, por exemplo, está ligado a como a conexão é feita e o serviço costuma ser oferecido por meio de combos.

Quer saber mais sobre navegação na web com qualidade? Então, não deixe de ler o post sobre como solucionar problemas de conexão!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.