Localização do roteador wireless

Localização do roteador wireless: miniguia para você instalar

Tem passado por problemas de lentidão e sinal intermitente de internet em sua casa? Há diversas questões que podem estar relacionadas com isso e, boa parte delas, passível de ser resolvidas com ações simples, feitas por você mesmo.

Uma das questões pode estar relacionada com a localização do roteador wireless em sua casa. Um mau posicionamento pode gerar uma série de problemas e, portanto, é importante conseguir identificar os melhores pontos para instalá-lo.

Neste miniguia, vou mostrar para você algumas dicas para não errar. Boa leitura e tire suas dúvidas!

Prefira o alto e o centro da casa

Esse posicionamento é importante para facilitar a circulação das ondas de rádio pela residência. Elas irradiam tanto para frente quanto para baixo. O posicionamento no alto é importante para evitar barreiras, como os móveis que ficam no chão, diminuindo as chances de interferência.

Mantenha o roteador distante de outros eletrônicos

Os roteadores funcionam, normalmente, na frequência 2,4 GHz — a mesma de boa parte dos aparelhos eletrônicos que temos em casa. Com isso, é normal que um interfira no outro e, consequentemente, atrapalhe a distribuição de internet.

Alguns aparelhos não devem ficar perto do seu roteador. São eles:

  • micro-ondas;
  • telefone sem fio;
  • babás eletrônicas, entre outros.

Atualmente, alguns aparelhos permitem funcionar em duas frequências, justamente para reduzir essa interferência e garantir um melhor uso da internet em sua casa.

Powered by Rock Convert

Faça a configuração correta

Muitas vezes, o problema para o funcionamento do roteador é uma configuração adequada do equipamento. Um erro nesse aspecto pode fazer com que o aparelho não funcione com sua potência máxima e gere situações como:

  • redução da velocidade;
  • indisponibilidade do sinal;
  • falhas do aparelho, entre outras.

Para evitar isso, sempre siga as recomendações de configuração do seu provedor de internet. Eles saberão como fazer as melhores ações para garantir uma melhor qualidade de conexão, minimizando possíveis falhas.

Evite paredes grossas

O ideal é que você coloque o seu roteador no lugar mais central da casa. Mas, caso não seja possível, evite deixá-lo em cômodos com paredes grossas. Isso porque, tal como os móveis, elas funcionam como uma espécie de barreira para as ondas de rádio.

Um bom local para você posicionar o seu roteador é no corredor, que favorece o fluxo das ondas por toda a residência. Além disso, é importante evitar, nessas localidades, itens como espelhos, metais, entre outras superfícies que gerem reflexos. Isso porque as ondas de rádio batem neles e voltam, impedindo o fluxo da transmissão da rede e reduzindo o alcance.

Utilize repetidores sem fio

Se a estrutura da sua casa não permite um fluxo tranquilo das ondas de rádio emitidas pelo roteador, ou ainda, se você estiver em um imóvel de dois andares, uma forma de resolver o problema e facilitar a transmissão Wi-Fi é por meio do uso de repetidores sem fio.

Eles funcionam retransmitindo as ondas, com maior intensidade, para os demais cômodos da casa. Com isso, aumenta-se a cobertura do sinal wireless em toda a residência, evitando “zonas cegas”.

A localização do roteador wireless é fundamental para minimizar os problemas de conexão em sua casa e conseguir aproveitar uma internet de qualidade no seu dia a dia.

Espero que esse miniguia tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre o tema. Se, ainda assim, a sua conexão estiver instável, descubra quais outros motivos podem estar envolvidos nisso e como resolvê-los rapidamente!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.