Modem e roteador

Modem e roteador: entenda o que são e as diferenças entre eles

No momento de escolher os equipamentos necessários para a conexão à internet, é comum ter algumas dúvidas. Uma delas é a diferença entre modem, onu e roteador. Você sabe qual é? Já pensou nessa questão? Se não sabe a resposta, continue a leitura e descubra!

O que é modem?

O modem é o aparelho responsável pela conexão do seu dispositivo ao serviço oferecido pelo provedor de internet.

Utilizado nas conexões via cabo, esse aparelho recebe o sinal da rede e distribuí para os aparelhos por meio de um cabo Ethernet conectado direto no computador ou ao roteador.

Atualmente temos também a ONU, muito confundida com o modem esse equipamento é responsável por receber o sinal óptico que chega por meio do provedor e o converter em sinal elétrico (ambos digitais) permitindo acesso ao sinal de internet.

O que é roteador?

O roteador é o aparelho responsável por fazer a ponte entre o modem/onu e os equipamentos, sem o uso de cabos, ou seja, é ele o responsável pelo sinal Wi-Fi.

Sua função é buscar os melhores caminhos (mais curtos e menos congestionados) para conseguir enviar e receber dados entre os dispositivos conectados e a rede. Com isso, evitado problemas como lentidão e indisponibilidade.

Quais são as diferenças entre modem e roteador?

O modem e a ONU são os aparelhos responsáveis por receber o sinal de internet do provedor, independentemente da forma escolhida para estabelecer conexão.

Já o roteador é o responsável pela transmissão do sinal para os demais dispositivos, por meio do sinal wireless.

Atualmente, existem equipamentos combinados que já vem com roteador embutido e, por isso, muitas vezes, o usuário acredita que ambos são o mesmo aparelho.

Que outros aparelhos podem auxiliar uma melhor conexão à rede?

Alguns outros aparelhos também podem te ajudar a alcançar um melhor desempenho na conexão à rede. Os principais são:

  • tecnologia mesh: a rede mesh é a última novidade para usuários que precisam de mais alcance e estabilidade no sinal do Wi-Fi. Utilizando dois ou até 8 dispositivos o usuário cria uma rede sem fio inteligente que envia sinal aos locais de acordo com a demanda dos dispositivos ligados;
  • repetidor: o repetidor de sinal é um aparelho que capta o sinal de Wi-Fi e o repete até outros locais, a fim de aumentar o alcance do seu sinal;
  • powerline: este é outro aparelho interessante para garantir disponibilidade em toda a residência. Ele realiza a distribuição por meio da rede elétrica, utilizando o cabo Ethernet, fazendo com que as tomadas passem a funcionar como pontos de acesso à rede.

Entender a diferença entre modem e roteador é importante para que você possa escolher o equipamento adequado à sua necessidade. Apesar de existirem aparelhos combinados, que possuem os dois equipamentos em um só, em geral ele não irá conseguir atingir altas velocidades no Wi-Fi, por isso na hora de escolher confirme se o equipamento esta de acordo com a velocidade contratada.

Quer mais dicas interessantes para uma boa experiência ao contratar um serviço de conexão à rede? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos diretamente em seu e-mail!

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.