modem e roteador

Saiba tudo sobre modem e roteador de internet

Uma boa conexão de internet passa por uma série de questões importantes: não basta ter um bom plano de internet, com uma velocidade adequada. É fundamental, também, que a infraestrutura de conexão facilite esse processo.

Um dos pontos que merecem atenção são os aparelhos modem (ONU) e roteador. Você já ouviu falar sobre eles? Sabe as diferenças entre cada um deles?

Se você ainda não pensou nessas questões, ou se não sabe essas respostas, leia o artigo que preparei para você e tire suas dúvidas sobre a diferença entre modem e roteador. Boa leitura!

Por que é importante compreender as diferenças entre modem e roteador?

A existência dos dois aparelhos não é à toa: cada um tem a sua função dentro da dinâmica de conexão à internet. Muitas pessoas acreditam que se trata do mesmo aparelho ou, então, que realizem as mesmas tarefas, o que não é verdade.

Assim, quando você assina um contrato com um provedor de internet, torna-se interessante avaliar se o aparelho que a operadora aluga é modem ou roteador. Supondo que seja um modem, e você tenha uma demanda por um roteador, será necessário fazer a aquisição do segundo aparelho.

Além disso, é importante você saber identificar o que você tem em casa, quais são as funções que o seu aparelho pode realizar e extrair o melhor da experiência dele. Assim, garante que não interferirá negativamente na sua conexão.

O que é modem?

O modem é o aparelho responsável pela conexão do seu dispositivo ao serviço oferecido pelo provedor de internet. Utilizado nas conexões via cabo, esse aparelho recebe o sinal da rede e distribui para os aparelhos por meio de um cabo Ethernet, conectado diretamente no computador ou ao roteador.

Atualmente, temos também a ONU. Muito confundido com o modem, esse equipamento é responsável por receber o sinal óptico que chega por meio do provedor e o converter em sinal elétrico (ambos digitais), permitindo acesso ao sinal de internet.

É importante ressaltar que há diferentes tipos de modem. Você pode saber mais sobre cada um deles e realizar a melhor escolha para sua residência.

O que é roteador?

O roteador é o aparelho responsável por fazer a ponte entre o modem/ONU e os equipamentos, sem o uso de cabos, ou seja, é ele que confere o sinal Wi-Fi. Sua função é buscar os melhores caminhos (mais curtos e menos congestionados) para conseguir enviar e receber dados entre os dispositivos conectados e a rede.

Com isso, evita problemas como lentidão e indisponibilidade. Há diversos modelos, de forma que você poderá optar, até mesmo, por aqueles que sejam mais recomendáveis para quem joga online, por exemplo.

Quais são as diferenças entre modem e roteador?

O modem e a ONU são os aparelhos responsáveis por receber o sinal de internet do provedor, independentemente da forma escolhida para estabelecer conexão. Eles realizam a transformação do sinal de luz da fibra ótica em um sinal elétrico, que realizará a transmissão das informações para a sua máquina.

Já o roteador é o responsável pela transmissão do sinal para os demais dispositivos, por meio do sinal wireless. No caso, ele cria um endereço IP único para cada item conectado à rede, o que permite a transferência de dados de diversos dispositivos pelo mesmo aparelho.

Powered by Rock Convert

A distribuição das ondas pode ser feita tanto por sinal elétrico, via cabo, quanto por ondas de rádio, com sinal Wi-Fi. Por isso, é importante considerar o seu posicionamento, para evitar perdas e oscilações.

Ambos convertem o sinal e permitem o acesso à internet. A diferença primordial é que o modem só permite a conexão para um dispositivo, conectado fisicamente ao aparelho. Já o roteador oferece um maior número de conexões, por meio do sinal de rádio (conexão Wi-Fi).

É possível unir os dois no mesmo aparelho?

A resposta é: sim! Atualmente, existem equipamentos combinados que já vêm com roteador embutido e, por isso, muitas vezes, o usuário acredita que ambos são o mesmo aparelho.

Nesse caso, o modem com roteador tem as funções de receber, decodificar, criar o endereço IP e, também, realizar a distribuição do sinal de Wi-Fi por meio de antenas. Assim, você não precisará ter dois aparelhos em sua residência, podendo optar por apenas um deles em seu dia a dia, bem como resolver todas as suas questões no mesmo lugar.

Que outros aparelhos podem auxiliar uma melhor conexão à rede?

Alguns outros aparelhos também podem ajudar você a alcançar um melhor desempenho na conexão à rede. Os principais são:

Tecnologia mesh

A rede mesh é a última novidade para usuários que precisam de mais alcance e estabilidade no sinal do Wi-Fi. Utilizando dois ou até oito dispositivos, o usuário cria uma rede sem fio inteligente, que envia sinal aos locais, de acordo com a demanda dos equipamentos ligados.

Repetidor

O repetidor é um aparelho que capta o sinal de Wi-Fi e o repete até outros locais, a fim de aumentar o alcance da sua conexão.

Powerline

Esse é outro aparelho interessante para garantir disponibilidade em toda a residência. Ele realiza a distribuição por meio da rede elétrica, utilizando o cabo Ethernet, fazendo com que as tomadas passem a funcionar como pontos de acesso à rede.

Entender a diferença entre modem e roteador é importante para que você possa escolher o equipamento adequado à sua necessidade. Apesar de existirem aparelhos combinados, que têm os dois equipamentos em um só, em geral, ele não vai conseguir atingir altas velocidades no Wi-Fi. Por isso, na hora de escolher, confirme se o equipamento está de acordo com a velocidade contratada.

Muitas vezes, a questão sobre o problema não está relacionada com o aparelho, mas com a qualidade de conexão de internet. Se a velocidade contratada está aquém das suas demandas, os resultados são ruins, mesmo com aparelhos de ponta. Por isso, é importante que você esteja atento a isso e minimize chances de falhas que possam comprometer sua experiência.

A Cabonnet tem importantes diferenciais nesse aspecto. Isso porque nós trabalhamos com equipamentos modernos, de última geração, que permitirão a você ter uma conexão de qualidade e eficiente no dia a dia.

Além disso, nós oferecemos serviços adicionais para você que realiza a contratação do nosso serviço com o roteador. Assim, é possível ter uma conexão residencial realmente eficiente, de ponta e que supere as suas expectativas.

Contratar os serviços da Cabonnet pode ser fácil, ágil e prático. Quer saber como? Então, entre em contato, converse com um de nossos consultores, tire suas dúvidas sobre a diferença entre modem e roteador e confira como você pode fazer a contratação.

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.