problemas de conexão

Quais são as causas e como solucionar os problemas de conexão?

Quedas constantes, instabilidade, períodos longos de indisponibilidade são alguns dos principais problemas de conexão existentes. E isso pode causar dor de cabeça para quem depende da disponibilidade do sinal para trabalhar em casa ou insatisfação para quem quer aproveitar o dia para assistir uma série.

Mas você sabia que, muitas vezes, os problemas de conexão podem ser resolvidos pelo próprio usuário, sem a presença de um suporte especializado? Essa é uma ótima notícia, não é mesmo? Entenda, a seguir, quais são as principais causas de oscilações de sinal e veja como solucioná-las.

Problemas com o roteador

Normalmente, essa é a causa mais comum de problemas. O aparelho pode estar funcionando de forma incorreta, seja por estar danificado, desatualizado ou, então, configurado de forma inadequada.

Nesses casos, é preciso verificar se todas as luzes estão acesas e piscando. Caso não estejam, uma opção que geralmente surte efeito é reiniciar o aparelho.

Conflito com o sistema operacional

Em muitos casos, um conflito gerado com o sistema operacional faz com que o sistema não reconheça a conexão de internet. Isso pode ocorrer em função de cabos conectados indevidamente, configurações erradas ou falhas no adaptador de rede.

Para isso, busque a ferramenta “Solucionar problemas” na pasta “Abrir central de rede e compartilhamento”. O próprio Windows realiza a avaliação da incompatibilidade e soluciona a questão, ou direciona o usuário para resolver o problema.

Interferência de outros aparelhos eletrônicos

Muitas pessoas não sabem, mas a frequência 2,4ghz dos roteadores é a mesma que alguns equipamentos de sua casa operam o que pode causar interferências em seu sinal Wi-Fi e levar a problemas de conexão. Por exemplo, o uso de telefone sem fio pode com prometer o sinal da rede Wi-Fi. Outros aparelhos que causam interferências são babás eletrônicas e, até mesmo, seu próprio micro-ondas.

Para solucionar o problema, experimente desligar os equipamentos em questão. Se a conexão melhorar, a interferência pode estar relacionada com um desses aparelhos.

Posicionamento dos equipamentos

Muitas vezes, um roteador wireless mal posicionado pode ser o gerador do problema. Caso existam barreiras físicas que impeçam a chegada do sinal, isso poderá dificultar uma conexão de qualidade.

O fator distância também deve ser considerado: quanto mais próximo, mais chances de uma conexão de qualidade. Quanto mais longe, maior a dificuldade de captura do sinal Wi-Fi.

Uma opção para quem tem imóveis grandes ou, então, residências com dois andares, é o uso de roteadores com a tecnologia mesh como o twibi da intelbrás, garantindo uma conexão estável para até 350m² em sua versão mais potente com 6 equipamentos interligados.

Drivers desatualizados

Outro problema que vale ser destacado são os drivers desatualizados, corrompidos ou incompatíveis. Eles podem gerar erros que causam instabilidades e impedem uma conexão eficiente.

Por isso, verifique se há algum driver desatualizado em sua máquina e atualize-o. Isso pode ser feito por meio de softwares específicos para gerenciamento de drivers.

Também é importante considerar alguns pontos ao escolher um provedor de internet, para evitar problemas de indisponibilidade. São eles:

  • número de reclamações;
  • tempo médio para realização de assistência técnica;
  • custo-benefício do provedor;
  • velocidade disponível para sua região;

Caso nenhuma das dicas anteriores surta efeito, pode ser necessário entrar em contato com a sua provedora do serviço para solucionar os problemas de conexão. Porém, muitas vezes, a simples adoção das medidas que citamos acima pode surtir os efeitos desejados.

Gostou das nossas dicas? Entendeu o que precisa fazer para não perder nem um segundo de conectividade? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a solucionarem seus problemas de conexão!

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.