segurança para usar internet

7 dicas que garantem segurança para usar internet!

Você já deve ter visto, nos noticiários, histórias de fraudes e violações de informações pessoais na web, não é? Esses casos são mais frequentes do que a maioria acha. Já parou para pensar em como garantir a segurança para usar internet?

Mas atenção: não é só a segurança que contribui para uma boa experiência na web, certo? É preciso levar em conta outros fatores, como estabilidade e velocidade da conexão.

Felizmente, existem formas de evitar a maior parte dos golpes. Quais são? Você vai saber ao longo do post. Listei algumas dicas de cuidados e pontos a que se deve prestar atenção. Vamos lá?

1. Faça backups

Quase todo mundo já perdeu um arquivo importante alguma vez, não é? Seja por descuido ou problemas de software, a criação de cópias de segurança é importante para lidar com cibercrimes como o sequestro de dados. Aqui, criptografia e computação na nuvem podem ser úteis.

2. Não clique em links suspeitos

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar cair em links suspeitos. Uma delas é a leitura cuidadosa dos endereços. O que observar? Você pode prestar atenção a caracteres estranhos e erros na escrita dos nomes. Por exemplo, “facebuk.com” em vez de “facebook.com”.

3. Não divulgue informações pessoais

Desconfie de e-mails e mensagens requisitando informações de cartão de crédito, senhas ou documentos pessoais. Existe uma razão importante para isso. Ataques de engenharia social por meio de mensagens falsas são um cibercrime comum e se baseiam justamente nesse tipo de solicitação.

4. Cuidado com o download de arquivos de fontes desconhecidas

Baixar arquivos na web é uma prática bem comum, concorda? E não por acaso: a rede disponibiliza vários sites em que é possível fazer download dos tipos de mídia mais variados. Ainda assim, é preciso prestar atenção à fonte, já que muitos arquivos maliciosos são espalhados por downloads simples.

5. Mantenha os softwares atualizados

Qual foi a última vez que você atualizou o navegador que está usando para ler este post? Pode parecer que não, mas fazer upgrades é importantíssimo. Qual é a razão disso? Pense da seguinte forma: as práticas que ameaçam a segurança para usar internet evoluem com o tempo, não é? O mesmo precisa acontecer com as formas de se defender delas. As atualizações cumprem esse papel.

6. Use senhas difíceis

A adivinhação de senhas, assim como a “força bruta”, está entre as formas mais simples e antigas para invadir contas e violar a criptografia. O próximo tópico vai revelar a você o que isso significa. Mas, antes, como se defender? Não tem segredo. Você precisa criar uma boa senha, que seja pouco previsível e com caracteres variados. Não vale data de nascimento ou nome do cachorro, hein?

7. Invista em criptografia

A criptografia codifica os dados, e isso acontece por uma razão simples. Sabe quando você envia um e-mail ou elabora uma senha? Então, a tecnologia cria barreiras para possíveis violadores em operações como essa. Há uma fórmula para criptografar informações? A resposta para essa pergunta é “não”. Ainda assim, existem vários softwares e programadores que se dispõem a fazer isso.

Você deve ter reparado como este texto conta com diferentes recomendações de segurança para usar internet. Não sem bons motivos. Afinal, a violação de dados vai desde a perda de trabalhos importantes até prejuízos financeiros. Então, siga cada um desses passos direitinho, para evitar dores de cabeça, ok?

O que achou do texto? Que tal aprender ainda mais para ter uma navegação segura e tranquila? Então, não deixe de seguir a Cabonnet no Instagram!

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.