teste de velocidade da internet

Teste de velocidade da internet: como fazer?

O teste de velocidade da internet é um instrumento importante para você conferir se o seu provedor de internet está entregando aquilo que está prometendo para sua residência. Isso porque, muitas vezes, alguns deles podem ter problemas de infraestrutura que estejam causando interferência na sua rede.

Para que você tenha os melhores resultados, é importante saber como fazer um teste certo e que vai dar os dados certos para avaliar a qualidade do serviço prestado pelo seu provedor, bem como apontar para eles, por exemplo, uma necessidade de atenção especial, que pode trazer melhorias na infraestrutura deles.

Vamos mostrar os principais pontos a serem observados, como fazer um teste de velocidade eficiente e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Como realizar o teste de velocidade

Há uma série de sites nos quais você pode realizar o teste de velocidade da sua internet. É importante que você escolha um confiável, pois ele terá acesso, por exemplo, ao seu número de IP. O ideal é que você confira com seu provedor qual é o mais indicado — normalmente está presente no site deles. Por exemplo, nós na Cabonnet recomendamos o Minha Conexão.

Você não deve ter nenhum serviço sendo utilizado em sua conexão, pois pode interferir nos resultados. Dentro do possível, desconecte dispositivos como consoles, smartphones, entre outros, pois como estão recebendo conteúdos constantemente, isso pode interferir nos resultados.

Powered by Rock Convert

O que deve ser analisado no teste de velocidade

Veja a seguir quais são os principais pontos mostrados no teste de velocidade e o que observar sobre eles.

  • velocidade de download: é a velocidade que um dado (um arquivo, foto, imagem, entre outros) demora para sair de um servidor e ser carregado pela sua máquina;
  • velocidade de upload: é a velocidade na qual um dado sai da sua máquina e chega a um determinado servidor, avaliando a velocidade de envio;
  • latência: esse é um ponto bastante observado, principalmente, por gamers. Diz respeito ao tempo, em milissegundos, que uma solicitação é enviada pela sua máquina e ela recebe o retorno. Quanto menor esse tempo, melhor a resposta do seu plano de internet.

O que fazer caso a velocidade esteja abaixo do plano contratado

É importante ter consciência de que o resultado de um único teste não é o suficiente para dar respostas concretas. Isso porque é normal oscilações na velocidade de conexão (a Anatel prevê que os provedores sejam obrigados a fornecer, todo o tempo, 80% da velocidade contratada).

Alguns pontos precisam ser considerados quando falamos do teste de velocidade e que podem estar impactando nos resultados. Para isso, algumas dicas para serem levadas em consideração, caso a velocidade esteja baixa, são:

  • observar se o seu equipamento possui a tecnologia 5 GHz e optar por essa frequência no momento do teste;
  • realize o teste em mais de um dispositivo;
  • opte preferencialmente pelo teste utilizando um cabo LAN, para evitar perdas no sinal de Wi-Fi que podem comprometer o resultado;
  • caso não tenha um cabo, esteja próximo do roteador, para evitar possíveis interferências;
  • repita o teste em diferentes dias e horários.

Se, ainda assim, o teste de velocidade da internet não for favorável, é importante entrar em contato com o provedor para resolver a situação, já que pode ser uma questão de infraestrutura. Caso o retorno do provedor não seja favorável, pode-se considerar, sim, a substituição da empresa.

Quer um provedor confiável, de segurança e que entrega as velocidades contratadas? Conte com a Cabonnet. Entre em contato e saiba mais sobre nossos planos e diferenciais!

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.