Tipos de modem

Tipos de modem: conheça as opções disponíveis no mercado

Se você pensa em aproveitar o melhor que a internet pode oferecer, vai precisar ter atenção ao tipo de modem. Isso porque o aparelho é responsável por receber o sinal da operadora e transferi-lo aos dispositivos da sua casa. Ele se diferencia do roteador por transmitir apenas a partir de conexão física — sem “rotear” o sinal pelo ar.

Mas, afinal, quais são os tipos de modem e como escolher o ideal para você? É justamente sobre isso que falaremos neste post! Entenda melhor, a seguir, as diferenças entre eles e o perfil de consumidor que cada um atende!

Modem wireless

O modem wireless ou modem-router é um modelo de dispositivo que atua com um roteador embutido. Ou seja, não apenas é capaz de converter o sinal, como o transmite pelo ar — nesse caso, conta com duas funções em um único aparelho.

Cable modem

O cable modem exige um roteador dedicado especificamente para retransmitir o sinal aos outros dispositivos, tornando a capacidade de entrega maior que a do modem wireless.

Geralmente, é recomendado para aqueles que precisam de uma conexão mais estável, sem variações, interferências e quedas em alguns lugares da casa. Os roteadores dedicados também expandem o sinal com qualidade maior.

Nesses casos, o dispositivo é conectado na porta “LAN”, recebendo o sinal de internet e transferindo com tecnologia destinada exclusivamente a essa tarefa, trazendo velocidade e estabilidade. Aqui, a conexão é garantida e as chances de queda são minimizadas.

Powered by Rock Convert

ADSL

A conexão ADSL foi uma das primeiras a serem usadas no Brasil e ainda existem provedores que fazem uso da tecnologia. A ideia foi substituir o modelo de internet discada para permitir ligações e usar a rede de forma simultânea.

Um dos pontos comuns desse modelo é a diferença entre a velocidade de download e upload — com a segunda atividade sendo mais lenta. Isso porque a tecnologia divide a linha em vários canais digitais diferentes.

56K

O 56K é um modelo de modem antigo que faz uso da internet discada. Foi um dos primeiros a antecipar diferenças na taxa de transferência, contando com maior velocidade para downloads e menor para uploads — privilegiando o uso principal da maior parte dos usuários domésticos.

A padronização é chamada de “V.90”, trazendo uma atualização por meio de software. Isso também pode ser feito em aparelhos ainda mais antigos, com o patch transformando modems 28.800 bps e 33.600 bps em 56K.

Existem diversos tipos de modem disponíveis no mercado, variando de acordo com as funcionalidades e a tecnologia envolvida. Os valores também mudam — por isso, procure ter atenção às suas necessidades de consumo e estabilidade para fazer a escolha certa.

Se você vai usar internet via Wi-Fi, a escolha do roteador também é importantíssima. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como protocolo, suporte dos seus dispositivos, frequência e plano de internet.

O que acha de aprender mais sobre internet e telecomunicações? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar conteúdos como este!

Powered by Rock Convert

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.