vantagens da internet por fibra ótica

Conheça as vantagens da internet por fibra ótica!

Com o uso cada vez maior da internet em casa, os usuários buscam cada vez mais conexões de qualidade, que sejam capazes de atender aos seus anseios e expectativas. Essa necessidade foi reforçada, principalmente, após o distanciamento social gerado pela pandemia do coronavírus.

Afinal, quantas vezes você se sentiu incomodado ao assistir sua série preferida e o conteúdo travar? Ou então, ter problemas na transmissão de vídeo durante uma reunião importante de trabalho? Nada bom, não é mesmo?

Vou mostrar, neste artigo, as vantagens da internet por fibra ótica e como ela pode ser uma opção interessante para a sua residência. Boa leitura e tire suas dúvidas!

Menor latência de sinal

Você já passou pela situação de ter uma lentidão considerável na hora de baixar conteúdos, jogar ou assistir séries em sites de streaming, mesmo tendo uma velocidade considerável contratada? Uma das razões para isso é a latência do sinal, fazendo com que alguns dados se percam entre o servidor e o seu aparelho, gerando problemas.

Esse tipo de problema é potencialmente reduzido na conexão por fibra ótica. Com isso, há menor índice de travas em filmes e jogos 4K, nas chamadas de vídeo e ligações. Para muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham em home office, isso é fundamental para não interferir em seu trabalho.

Facilidade no fornecimento de rede para as residências

Em comparação com a conexão por cabo, a fibra ótica tem uma maior facilidade para sua aplicação, sem a perda de dados. Diferentemente do modelo mais tradicional, ela não precisa de diversas centrais de distribuição para realizar uma transmissão de dados eficiente, tornando sua aplicação mais rápida e, consequentemente, eficiente.

Isso pode parecer que não impacta o serviço em sua residência, mas há sim diferenças significativas. Nesse processo de passagem por uma série de centrais de distribuição, há uma perda considerável de dados na conexão a cabo, além da necessidade de maior número de manutenções de rede. Isso gera indisponibilidade no serviço.

Powered by Rock Convert

Já na fibra ótica, pela sua capacidade de maior distância máxima de transmissão, diminui-se essa necessidade de instalações de centrais. Consequentemente, há redução de perdas de dados e quedas de conexão.

Capacidade de transmissão superior

Um dos principais pontos que tornam a fibra ótica uma forma de transmissão de dados superior do que os demais modelos é que ela não é sensível à distância. Dessa forma, os locais mais distantes não sofrem tanta interferência quando comparamos com a internet de cabo coaxial.

As velocidades médias de conexão são diferentes entre internet via cabo e fibra ótica — podemos notar o quanto a segunda é bem mais vantajosa. As operadoras de conexão via a cabo conseguem entregar, em média, até 240 Mbps de velocidade máxima. Em contrapartida, para fibra ótica, essa velocidade pode ser expandida a valores ainda impraticáveis na realidade atual. Além disso, a segunda tem risco reduzido de congestionamento de tráfego – um problema que pode levar a interferências e oscilações.

Não é afetada por interferências eletromagnéticas

As conexões realizadas por cabos de cobre tendem a sofrer influência de aparelhos que liberam ondas eletromagnéticas, o que pode prejudicar a qualidade de conexão. Por exemplo, a proximidade de um micro-ondas com o cabeamento ou roteadores pode causar interferências e atrapalhar a sua experiência.

Já a internet por fibra ótica não tem esse tipo de problema, de forma que o sinal não é degradado por meio das ondas eletromagnéticas, garantindo maior estabilidade.

As vantagens da internet por fibra ótica mostram como ela pode ser uma alternativa interessante para você. Em especial, se necessita de uma boa conexão, estável e capaz de suprir as suas demandas em sua casa.

Interessou-se pelo tema? Então, entre em contato com a Cabonnet e conheça nossos combos. Temos certeza de que um deles atenderá às suas necessidades.

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.