vantagens da tecnologia e da internet em casa

Quais são as vantagens da tecnologia e da internet em casa?

A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções e resultou em uma situação totalmente nova para a atual geração. Isso porque a última situação dessa magnitude foi a Gripe Espanhola, cuja crise durou entre 1918 e 1920, em um cenário completamente diferente do que vivemos atualmente.

Diante disso, muitos negócios estão passando por uma série de mudanças, tendo que se adaptar ao novo contexto para conseguir sobreviver. É o momento, também, no qual as pessoas estão descobrindo novas formas de se entreter durante o isolamento.

É importante, portanto, compreender as vantagens da tecnologia e da internet em casa, descobrindo formas de aproveitar o tempo durante esse período. Ao longo do texto, você poderá saber mais sobre o assunto, além de entender o conceito de casas inteligentes. Confira!

Qual é o impacto da quarentena nos negócios e no mercado?

A quarentena gerou um cenário inusitado tanto para a população em geral quanto para as empresas, que não esperavam algo desta natureza e magnitude. Diante da necessidade de conseguir conter a curva de contágios, estados e municípios decretaram o distanciamento em massa, gerando a proibição de abertura das empresas que não fossem de áreas essenciais.

Com isso, muitos negócios fecharam, aguardando um momento mais favorável em relação à saúde pública para conseguir retomar suas atividades no modo presencial. Diversas pessoas estão afastadas de suas funções, ou então, trabalhando em home office.

Essa segunda possibilidade é uma forma de manter os negócios ativos, tentando obter certa produtividade até que a situação seja normalizada. A tendência é que, mesmo após a finalização da quarentena, muitos empresários ainda optem por esse modelo, devido aos benefícios gerados.

Além disso, é um momento no qual os negócios estão se reinventando, como uma adaptação para sobrevivência. Assim, aqueles que compreenderem o cenário que está se formando e aproveitarem o momento, poderão sair dessa crise mais fortes.

O que é possível ser feito em casa por meio da tecnologia?

Durante a quarentena, é importante saber o que fazer para se manter entretido, ativo, minimizando os efeitos sobre a saúde mental em um momento tão delicado. Então, o que é possível de ser feito em casa? Vamos mostrar as principais atividades, a seguir.

Estudar na internet

Uma das principais promessas da internet foi conseguir ampliar o acesso ao conhecimento da população, garantindo que seria possível, também, uma maior universalização do ensino. Com a adesão à banda larga e melhores conexões, essa potencialidade se tornou mais palpável e próxima da realidade.

Atualmente, há diversas possibilidades de estudar pela internet. Por exemplo, existem as plataformas de ensino a distância (EaD), em que é possível conseguir realizar a sua graduação ou pós-graduação por meio dessas modalidades. As aulas acontecem online, com participação dos alunos em fóruns.

Também permite a realização de avaliações e trabalhos dessa forma. Isso tem sido bastante útil para que as instituições de ensino consigam manter o calendário durante o distanciamento gerado pela pandemia da Covid-19 e, com isso, minimizar atrasos em conclusões de curso e formaturas, até mesmo, de cursos presenciais.

Cursos de curta duração

Mas não é apenas o ensino tradicional que se beneficia com a conexão em rede. Por exemplo, as tecnologias permitiram os nanodegrees — cursos de curta duração, focados em áreas profissionais bem específicas.

Por exemplo, é possível fazer um curso de um mês sobre teoria literária ou sobre ciência de dados, com grande aprofundamento de conhecimento, e feito em institutos mundialmente reconhecidos (como as universidades da Ivy League, dos Estados Unidos).

Pensa que acabou? Com as plataformas de conteúdo, como YouTube, Spotify, redes sociais, entre outras, é possível aprender com materiais publicados por especialistas e influenciadores nesses locais e aprimorar seus conhecimentos sobre áreas específicas.

Por exemplo, para quem deseja estudar para vestibular, Enem ou concursos, há diversos canais no YouTube que oferecem aulas gratuitas sobre temas que podem auxiliar e tirar dúvidas importantes. Além disso, para aqueles que gostam de aprender, há sempre portais, canais, podcasts e perfis com conteúdo especializado naquilo que é de seu interesse.

Sabe aqueles cursos que você tinha vontade de fazer, mas não tinha tempo antes? Que tal aproveitar que tem mais tempo livre para começar a atualizar seu currículo e aprender mais sobre temas de que você gosta? É o momento ideal para isso.

A popularização do conhecimento é, atualmente, uma realidade. Para aproveitá-la da forma correta, é fundamental que você tenha uma conexão de internet que permita realizar os estudos da forma adequada.

Manter contato com pessoas distantes

O mundo nunca esteve tão conectado quanto hoje. Com isso, muitas distâncias foram encurtadas e permitem uma série de mudanças nas nossas relações interpessoais. Isso vai das coisas mais básicas a grandes avanços.

Por exemplo, quem tem mais de 25 anos deve se lembrar de um mundo no qual não havia smartphones, internet e celulares. Caso você precisasse se comunicar com alguém, quando estivesse fora de casa, só conseguiria com o telefone fixo da pessoa, por meio de um orelhão.

Hoje em dia, podemos facilmente avisar qualquer tipo de imprevisto por uma simples mensagem no WhatsApp, que chega em tempo real para a pessoa. Simples, prático e eficiente. Isso serve, também, para muitos casos de emergências, para comunicar a pessoas próximas o que está acontecendo e para tranquilizá-las.

Além disso, a comunicação interpessoal a distância está sendo favorável para a realização de trabalho remoto. Por exemplo, você pode ser um colaborador de uma multinacional, sediada em outro país, e exercer as suas atividades em casa. Além de conseguir realizar as tarefas, as reuniões podem ser feitas por chamada de vídeo e de áudio.

Você pode, também, fazer entrevistas com headhunters localizados em diversos outros locais do mundo, conseguindo vagas importantes de trabalho, sem precisar viajar para realizar o processo seletivo.

Benefícios para as relações interpessoais

Quem não conhece uma pessoa que já passou pelo famoso “relacionamento à distância”. Isso se tornou mais fácil e possível devido à popularização da internet. Pessoas que passam semanas ou, até mesmo, meses distantes, conseguem conversar por meio de aplicativos de conversação, como WhatsApp, Telegram, Messenger, entre outros. Assim, podem manter um relacionamento saudável enquanto estão afastadas.

Outro ponto é a possibilidade para acompanhar os familiares, de forma a saber notícias, verificar se estão bem de saúde e matar a saudade ao longo do tempo. Válido para relações nas quais você está longe dos seus pais ou, até mesmo, dos seus filhos.

Isso mostrou-se fundamental para manter as pessoas com uma boa saúde mental durante o período de isolamento gerado pela pandemia da Covid-19. Por meio dos aplicativos, torna-se possível que as pessoas consigam manter contato com segurança.

Pode ser um momento, também, para retomar laços antigos de amizade e se aproximar de familiares. Também, estreitar laços com possíveis contatos profissionais, para aproveitar oportunidades que possam vir após o final da quarentena.

Para isso, é importante considerar a necessidade de evitar problemas de conexão, que podem prejudicar as suas experiências durante o contato com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Jogar

Para os gamers de plantão, é um ótimo momento para aproveitar e retomar sua rotina com mais tempo livre. Diversas plataformas estão aproveitando o momento para realizar promoções na aquisição de jogos famosos e que podem estar na lista dos seus preferidos.

Além disso, para aqueles que nunca tiveram oportunidade de começar, mas que tenham curiosidade para saber qual é a sensação de jogar um game, o período é favorável. Quem sabe você não descobre uma nova paixão, não é mesmo?

Os games são uma ótima oportunidade para passar o tempo, divertir-se com os desafios, conseguir se entreter e, em muitos casos, conhecer pessoas novas (no caso de jogos online). Isso pode ser feito tanto para conseguir pessoas que ensinem você a jogar quanto para participar de times específicos.

Além disso, há jogos que estão sendo utilizados para entreter os amigos a distância e manter dinâmicas que, antes, eram feitas pessoalmente, e que agora precisam ser feitas com cada um em sua casa, devido ao distanciamento. Alguns exemplos são:

  • Gartic (jogo de adivinhar a palavra por meio de desenhos);
  • Uno (clássico jogo de cartas);
  • Stop (também conhecido como adedanha).

Imagine, por exemplo, estar em uma rodada de desenhos e perder a oportunidade de ganhar uns pontos porque a conexão caiu? Nada bom, não é mesmo? Para que a interação e a experiência sejam bem-sucedidas, é fundamental ter uma conexão estável e evitar uma internet lenta.

Ver filmes e séries

Praticamente toda pessoa tem uma lista de filmes e séries que deseja atualizar, mas que não tinha tempo antes para poder acompanhar. Afinal, muitas vezes, sobram poucas oportunidades para isso em nossas rotinas.

Como muitas pessoas estão sem trabalhar durante a quarentena, é um ótimo momento para realizar aquela sonhada maratona de uma série, assistir os filmes de um diretor que inspire você, ver aquele ganhador do Oscar tão comentado, entre outros.

Powered by Rock Convert

Há diversos serviços de streaming disponíveis que podem ser parceiros importantes durante a pandemia, como:

  • Netflix;
  • HBO Go;
  • Amazon Prime Video;
  • Globo Play;
  • Telecine Play.

Acompanhe os catálogos de cada um deles e veja quais têm os filmes e séries que mais agradam o seu gosto. Muitas vezes, aquela desejada série é exclusiva de um serviço específico.

Se você mora com mais pessoas, é importante considerar que o uso dos serviços de streaming por todos pode gerar uma sobrecarga do serviço e, consequentemente, prejudicar a experiência de todos. Por isso, é importante ter uma conexão que permita diversos dispositivos conectados transmitindo vídeo ao mesmo tempo, sem gerar gargalos e lags para todos.

Pagar contas

Uma das preocupações de muitas pessoas que estão passando pelo distanciamento gerado pela pandemia é como será feito o pagamento das suas contas obrigatórias (tais como aluguel, condomínio, conta de luz, telefone, internet, pagamento de cartões de crédito, entre outras). Mesmo que alguns serviços não sejam suspensos durante esse período, há uma preocupação em honrar suas dívidas, não é mesmo?

Porém, não se preocupe. Você não precisará ir para o banco ou para as casas lotéricas para realizar os pagamentos. Basta utilizar o seu internet banking.

Com isso, por meio do seu celular, ou do navegador do seu computador, é possível, em poucos cliques, acertar as suas contas e ficar em paz. Isso sem precisar sair de casa e se expor a riscos desnecessários.

Além disso, outro ponto importante para conseguir ter uma melhor gestão das suas contas é optar pelo débito recorrente. Isso diz respeito à possibilidade de faturar o valor direto em seu cartão de crédito ou conta bancária.

Com isso, é possível ter todos os seus boletos em um mesmo local, diminuindo o tempo gasto para acertar tudo, bem como não esquecer de pagar nenhuma delas. Interessante, não é mesmo?

Para isso, você precisa ter internet sempre disponível para conseguir acessar o sistema do internet banking em casa, sem maiores problemas. É importante ressaltar que essa é uma forma segura para realizar os pagamentos, então, não tenha receios.

Como a tecnologia ajuda a facilitar a rotina?

Diante de todas as potencialidades que listamos, é possível perceber a importância das tecnologias no dia a dia. E, em um momento como este, elas se tornam ainda mais essenciais. Diversas questões podem ser gerenciadas diretamente de casa, sem maiores problemas, tornando desnecessário sair e se expor a riscos.

No entanto, a tecnologia tem potenciais muito maiores do que tornar a quarentena funcional. Ela está muito presente no nosso dia a dia, mesmo em circunstâncias comuns. Por exemplo, você pode ler e ouvir notícias diariamente por meio de sites, aplicativos e podcasts; o smartphone notifica você, por meio de lembretes, alguns dos seus compromissos do dia etc.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia é muito importante para otimizar as rotinas cotidianas, mesmo em períodos normalizados. Mas, para aproveitá-la efetivamente, alguns passos devem ser observados, como:

  • ter um bom plano de internet;
  • contar com um provedor confiável;
  • ter os equipamentos necessários para esse fim.

O que são as casas inteligentes?

Dentro desse contexto, é importante falarmos sobre as casas inteligentes, uma tendência cada vez maior para um futuro próximo. Ainda mais agora, em um momento no qual as tecnologias se tornam cada vez mais evidentes e essenciais para o dia a dia.

As casas inteligentes são aquelas que têm sistemas avançados de automação para a realização de ações internas no dia a dia, por meio de algumas ferramentas como Internet das Coisas, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outros. É um segmento importante, que movimentará 79 bilhões de dólares até 2022.

Como as casas inteligentes funcionam?

Quer ver um exemplo de uma rotina em uma casa inteligente para entender como isso funciona? Você chega do trabalho de carro. Um sensor próximo à garagem reconhece a placa do veículo e abre o portão, no timing perfeito para que você não tenha de ficar parado e exposto, correndo riscos de segurança.

Ao entrar na garagem, o sensor do seu ar-condicionado percebe que você retornou e que é hora de ser ligado. Com isso, ao chegar, o ambiente já estará climatizado, de acordo com a sua vontade e necessidade.

De acordo com o que perpassa os cômodos, as luzes se acendem automaticamente, por meio de sensores de movimento. Programada para isso, a sua cafeteira já prepara o café do jeito que você gosta.

Após chegar em casa, tomar o seu banho e relaxar, as compras do mercado chegam — o sensor da sua geladeira notou a falta de alguns itens e, autorizado por você via aplicativo, solicitou as compras junto ao seu estabelecimento de confiança.

A limpeza da casa está realizada pelo robô, que trabalhou enquanto você estava trabalhando. Você aciona a sua secretária virtual e pede para tocar a sua playlist preferida, que começa a sair pelo seu sistema de alto-falantes.

Esse é um bom exemplo de como as casas inteligentes funcionam. Isso já é uma realidade, podendo ser implementada em sua residência, com os equipamentos adequados. Com isso, sua rotina pode se tornar mais prática, interessante e, até mesmo, mais divertida.

Qual o papel da tecnologia nas casas inteligentes?

Bom, a tecnologia é o componente fundamental para conseguir implementar as soluções que listamos em nossos exemplos anteriores. Veja algumas das ferramentas mais importantes a serem utilizadas.

Internet das Coisas

Também chamada Internet of Things, ou IoT, por meio de sensores, informações são enviadas a aplicações conectadas à rede, registrando os dados ou operando-os ao longo do tempo. Por exemplo, por meio dela, pode-se registrar qual a placa do carro que realizará a liberação do acesso à garagem.

Caso seja preciso acrescentar um novo veículo, basta realizar a configuração no sistema.

Machine Learning

Também conhecido como “aprendizado de máquina”, o Machine Learning permite que os algoritmos aprendam com as informações geradas no dia a dia. Por exemplo, a sua secretária virtual absorverá quais são seus gostos, as requisições mais realizadas, as preferências, entre outros.

Sensores

Os sensores são responsáveis por analisar presença de itens, pessoas, objetos, veículos, entre outros. Dão o suporte para que as ações de Internet das Coisas sejam realizadas. Um exemplo de aplicação são os sensores de presença para iluminação, apagando as luzes quando não há pessoas no local.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial pode ser utilizado como uma forma de segurança para o morador. O acesso à residência pode ser liberado quando o sistema reconhece as faces previamente cadastradas.

Qual a perspectiva de crescimento do número de casas inteligentes?

Será que, realmente, esse é o futuro das casas ou é apenas uma promessa para os próximos anos? A resposta é: trata-se de uma realidade que já está sendo implementada nas residências em todo o mundo, assim como no Brasil.

A taxa de crescimento anual esperada para o mercado de Smart Home no mundo é de 15% até 2024. Já no Brasil, a estimativa é de 21,4% para o mesmo período. Valores consideravelmente altos para esse mercado.

Outros dados são ainda mais otimistas — segundo a empresa Statista, em 2020, deve ocorrer um aumento de 40% em comparação a 2019. Afinal, constantemente, novas tecnologias são lançadas para essa área, encantando os clientes. Também, tornam-se mais um motivo para começar a inseri-las em sua residência.

As casas inteligentes poderão contribuir positivamente para suas rotinas cotidianas, tornando seu dia a dia mais produtivo, feliz e prático. Além disso, podem favorecer a redução de custos que você tem no dia a dia. Por exemplo, os sensores de iluminação podem ser úteis para minimizar os esquecimentos de interruptores acesos, que aumentam a sua conta de luz.

O cenário de tecnologia tem se mostrado cada vez mais avançado e em busca de oferecer benefícios diversos para sua vida, tanto pessoal quanto profissional. O distanciamento gerado pela pandemia da Covid-19 mostrou a importância de contar com esse suporte no mundo em que vivemos atualmente.

Com isso, é possível entender quais são as vantagens da tecnologia e internet em casa e compreender a importância de escolher bons planos para conseguir aproveitar todos os dispositivos, tecnologias e ferramentas que podem trazer benefícios de modo geral.

Para isso, é fundamental poder contar com um bom provedor de internet, com alta velocidade e estabilidade, principalmente para aproveitar esse momento de quarentena da melhor forma possível.

Para uma conexão de qualidade, conte com a Cabonnet! Temos diversos planos para atender às suas demandas. Entre em contato e tire suas dúvidas com um dos nossos atendentes!

Já é assinante? Poste uma foto com a hashtag #emcasacomcabonnet para contar pra gente como a internet esta sendo essencial no seu dia a dia.

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.