Velocidade de upload

Velocidade de upload e velocidade de download: quais são as diferenças?

Ao contratar um serviço de internet, é fundamental entender uma série de variáveis envolvidas para que possa fazer a escolha ideal em relação ao plano. Caso contrário, poderá se frustrar e ter dificuldades para reverter a situação, principalmente devido ao tempo de fidelidade estabelecido no contrato.

Para ajudar você nesse processo, falaremos sobre dois pontos que devem ser levados em consideração na tomada de decisão: velocidade de upload e de download. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é velocidade de upload?

A velocidade de upload está relacionada ao envio de arquivos para um servidor online, outros usuários ou para sites da internet. Por exemplo, quando você publica uma foto em sua rede social, você está transmitindo os dados, ou seja, realizando o upload do arquivo para o site.

O que é velocidade de download?

A velocidade de download é aquela com a qual uma máquina recebe um arquivo de um servidor online, outros usuários ou por meio de um site da internet. Quando você realiza o download ou assiste um conteúdo de vídeo de um portal, por exemplo, é utilizada a velocidade de download.

O que considerar ao contratar um plano de internet?

Quando falamos em velocidade de download e upload, é importante frisar alguns fatos que merecem atenção por parte do contratante.

A maioria dos tipos de conexões (ADSL, cabos, rádio, entre outras) têm uma diferença entre as velocidades de upload e download. Normalmente, a infraestrutura é projetada para que o download seja mais rápido do que o upload.

O motivo para isso é que no geral, precisamos mais acessar sites, arquivos e servidores do que, de fato, enviar dados para eles. Para entender melhor, todas essas atividades do cotidiano são feitas por meio de download:

  • assistir filmes e séries;
  • acessar redes sociais;
  • acessar sites de notícias;
  • receber mensagens, vídeos e áudios nos aplicativos de conversa.

Já as atividades que são caracterizadas como upload são:

  • compartilhar arquivos por e-mail;
  • enviar áudios e imagens por chat;
  • publicar/subir fotos e vídeos em redes sociais, entre outros.

Muitas vezes, porém, não é bem assim que funciona. Pessoas que trabalham em casa com produção de conteúdo, por exemplo, dependem da velocidade de upload para realizar a publicação do seu trabalho.

Uma boa notícia é que na Cabonnet, nos casos de internet por fibra ótica, as velocidades de upload e download se equiparam, ou seja, você tem um equilíbrio nessa questão e consegue fazer o que precisa. Por isso, esta pode ser a melhor solução, principalmente se você depende disso em seu dia a dia.

Mas apenas essa variável não basta para escolher uma boa internet. Existem outras questões que devem ser consideradas, como:

  • franquia de consumo;
  • estabilidade do serviço;
  • suporte prestado pela empresa;
  • reclamações sobre o provedor de internet.

Analisando todas essas questões, é possível fazer uma boa escolha e conseguir uma conexão de qualidade.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe sua opinião sobre o tema ou deixe sua pergunta nos comentários!

Powered by Rock Convert

Recebe conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.