vírus de computador

Como o vírus de computador invade um dispositivo? Entenda como evitar!

Cuidar da segurança do seu computador é fundamental para evitar problemas capazes de gerar complicações severas para sua vida pessoal e profissional. Todos os usuários estão expostos, todos os dias, a uma série de riscos nesse sentido, o que exige atenção durante a navegação para evitar problemas.

Um dos riscos mais comuns e, ao mesmo tempo, mais perigosos, é a contaminação por vírus de computador. Você já deve ter ouvido falar bastante sobre eles e pode, até mesmo, ter tido prejuízos. Mas sabe o que são e como eles conseguem entrar em uma máquina?

Neste post, explicaremos tudo isso. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que são vírus de computador?

Os vírus de computador são códigos maliciosos (ou softwares malignos) que têm a capacidade de se replicar e se disseminar pela rede. Normalmente, são desenvolvidos por cibercriminosos, cujo objetivo é obter alguma vantagem indevida por meio dos malwares.

Eles podem ser utilizados, por exemplo, para causar instabilidade em um serviço, obter seus dados bancários, fazer com que sua máquina participe de ações como ataques DDoS, invadir contas em redes sociais e sites, entre outros problemas.

O nome “vírus” não é à toa: seu mecanismo de ação é bastante semelhante aos microrganismos encontrados na natureza. Eles encontram um hospedeiro, o qual infectam, se reproduzem e se disseminam por outras máquinas, continuando o processo de infecção.

Powered by Rock Convert

Quais são as consequências de ter sua máquina invadida pelos vírus?

Em geral os vírus são feitos para obter seus dados pessoais e impossibilitar seu acesso a eles. É o caso, por exemplo, de vírus que permitem hackear as suas contas de redes sociais, modificar a sua senha e impedir que você acesse a sua conta.

Eles também podem ser utilizados para participar de ataques a outros sistemas e servidores. Sendo assim, um vírus transforma sua máquina em “zumbi”, de forma que, ao comando do criminoso, ela passe a acessar, sem que você perceba, um site escolhido por ele. Vale lembrar que isso consome sua internet e pode deixar a conexão mais lenta.

No entanto, as consequências não são apenas para sua vida online: os vírus podem ser utilizados, por exemplo, para obter seus dados bancários e, com isso, clonar seu cartão de crédito, causando prejuízos financeiros.

Quais são as principais formas de infecção?

As principais formas de infecção dos vírus de computador são:

  • abrir arquivos anexados de e-mail que estejam contaminados;
  • abrir arquivos de Word, Excel, entre outros, que não sejam de fonte confiável;
  • abrir links de origem duvidosa recebidos por aplicativos de mensagens ou em redes sociais;
  • instalar programas, aplicativos e softwares que não tenham uma origem confiável;
  • clicar em links de anúncios em sites que disponibilizam material corrompido;
  • colocar seu dispositivo de mídia removível (como Pen Drives) em uma máquina infectada e, depois, em sua máquina.

Como evitar a contaminação dos seus dispositivos?

Considerando as consequências que os vírus podem causar, é preciso saber como evitar que eles possam acessar sua máquina, certo? Veja, a seguir, as principais dicas de como minimizar os riscos:

  • use um antivírus de qualidade e devidamente atualizado;
  • mantenha o firewall ativo em sua máquina;
  • evite entrar em sites desconhecidos;
  • não faça download de arquivos de origem duvidosa;
  • caso um amigo ou colega de trabalho envie um link suspeito, questione a legitimidade do envio;
  • faça o download de softwares apenas nos sites oficiais.

Os vírus de computador podem causar danos severos em sua máquina. Porém, com os cuidados certos, é possível minimizar os riscos e conseguir maior segurança no uso dos seus dispositivos. Dessa forma, você garante a integridade dos seus dados.

Agora que você já sabe como se proteger dos vírus de computador, que tal compartilhar este post com seus amigos para que eles também não corram esse risco?

Receba conteúdos exclusivos da Cabonnet no seu e-mail!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.